Esportes, Futebol

Com ameaça de protesto, Temer não vai a velório; parente de vítima pede dignidade

Aviões da FAB recebem os corpos de vítimas da tragédia. Foto: Juan Antonio Sánchez/Fotoarena/Folhapress

Sob alegada ameaça de protesto contra o governo, o presidente Michel Temer desistiu de participar hoje (3) em Chapecó (SC) do velório coletivo das vítimas do maior desastre da história do esporte brasileiro.

A queda de uma aeronave boliviana fretada pela Chapecoense matou 71 pessoas na madrugada de terça-feira na Colômbia, sendo 19 jogadores, 24 membros da delegação e 20 jornalistas.

Sobreviveram dois tripulantes, três jogadores e um jornalista.
Hoje, devido ao temor de vaias no estádio da cidade, Temer vai apenas em cerimônia militar de recepção dos corpos das vítimas – reservada e marcada para a manhã no aeroporto municipal.

No local, o presidente – que estará acompanhado da primeira-dama, Marcela Temer – pretende entregar às famílias das vítimas a ordem do mérito esportivo, a maior comenda do esporte brasileiro.

A decisão de Temer de não aparecer no velório provocou reações. O pai do zagueiro Filipe, Osmar Machado, por exemplo, disse à ESPN que, “se (Temer) tem dignidade e vergonha na cara, que venha (no velório da Arena Condá) cumprimentar as pessoas”.

Mais tarde repetiu à reportagem: “É bom que não venha. Agora tu achas que eu vou sair daqui para dar um abraço nele? Para quê?” Indagado sobre as chances de vaias ao presidente, afirmou: “Vaia? Agora, se vier é que vai ser vaiado mesmo. É uma situação difícil, sinceramente”.

A caminho

Os três aviões Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), responsáveis pelo traslado da maioria dos corpos até Chapecó, decolaram da base aérea de Rio Negro, na região metropolitana de Medellín, no fim da tarde (início da noite no horário de Brasília) de ontem.

As aeronaves decolaram em intervalos de 15 minutos, com os dois primeiros aviões transportando 17 corpos e o terceiro, 16.
Após parada em Manaus para reabastecimento, as aeronaves têm previsão de chegada a Chapecó para as 8h de hoje.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*