Arte & Lazer, Roteiro

Com 22 mil pessoas, Parque da Juventude registra primeiro fim de semana com grande público e principais nomes dos esportes radicais

Com 22 mil pessoas, Parque da Juventude registra primeiro fim de semana com grande público e principais nomes dos esportes radicais
Local recebeu atletas profissionais como o skatista Sandro Dias, o Mineirinho, o pentacampeão brasileiro em escalada, Felipe Camargo, além da decisão do Arena Banks. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O maior parque de esportes radicais da América Latina, o Parque da Juventude Città di Maróstica (Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro), foi reaberto no último fim de semana em São Bernardo depois da modernização de seus espaços. Neste primeiro fim de semana, o local registrou público de 22 mil pessoas, que desfrutou das pistas de skate, dirt jump, parede de escalada e rapel, além da tirolesa.

Além disso, o Parque da Juventude recebeu grandes nomes dos esportes radicais como o skatista andreense Sandro Dias, o Mineirinho. Revelado no espaço, o atleta conquistou diversos títulos ao longo de sua carreira como os ouros no X Games 2004, 2006 e 2007. Seu foco em manobras aéreas já proporcionou grandes momentos no esporte ao executar, com perfeição, o 900 – dois giros e meio no ar.

“Foi uma grande alegria participar de mais uma reinauguração deste espaço. Comecei a andar nesta pista em 1984, com bicicleta. Só depois fui para o skate. Tive a oportunidade de andar nas pistas em todas as fases e é muito bom vê-la se atualizando, acompanhando a evolução do skate”, disse o skatista, que andou pelo local com outros nomes do skate como Murilo Peres, campeão brasileiro na modalidade park, Ricardo Tossi, Sérgio Negão, Gilberto Cossia, Glauco Veloso, Denis Buiu, Rafael Pingo, Marcos Noveline e Wagner Ratinho.

Na noite de domingo, Mineirinho foi um dos protagonistas do documentário exibido no Parque da Juventude denominado “Vidas sobre Rodas”. O filme conta a história do skate nacional nos últimos 20 anos, mostrando uma parte desta trajetória justamente nas pistas de São Bernardo. Na sequência, o público viu o teaser de outro documentário que está em produção, realizado por Eduardo Braz, que narrará a história do Parque da Juventude com depoimento dos operários que participaram da reforma. Ele deve ser denominado “Campon”, em homenagem à pista e aos skatistas que iniciaram o movimento na década de 1980.

A reinauguração da parede de escalada contou com a presença de Felipe Camargo, o Pikuira, pentacampeão brasileiro e dono de um título sul-americano de escalada, na categoria Boulder. O atleta ficou encantado com a estrutura e segurança oferecida pelo parque. “É muito bacana ter um espaço como este novamente aberto ao público e gratuito”, disse.

O patinador Danilo Senna, de 13 anos, também esteve na reinauguração do espaço. Danilo é atleta profissional na modalidade inline street e amador na inline vertical. O patinador, que também integra a equipe do São Bernardo Hockey Club e a Seleção Brasileira de Hoquei, o garoto ficou encantado com o espaço. “As pistas são demais, um sonho para qualquer atleta”, afirmou.

ENTREGA DOM DECISÃO

 Caio Sousa, o Rabisco, atleta de BMX da cidade, iniciou no esporte quando o parque foi inaugurado, em 2007. “Minha história começou neste parque. Tenho certeza de que com esta nova estrutura, novos garotos e garotas poderão iniciar sua trajetória no BMX, no skate, no patins ou na escalada. Tanto ele quanto o companheiro Cauan Madona participaram da 6ª edição do Arena Banks.

Cauan Madona conquistou o tetracampeonato do Arena Banks, enquanto o Caio Rabisco ficou em segundo. O pódio foi completado por Gustavo Balaloka (3º), Paulinho Sasaki (4º) e Zero Dois (5º).

O Parque da Juventude Città di Maróstica abre todos os dias das 6h às 22h, para o uso da pista de caminhada, academia ao ar livre e espaço pet. As pistas de skate e as áreas de lazer funcionam de terça a domingo, das 9h às 21h, com exceção da tirolesa que funciona aos sábados e domingos, das 12h às 16h.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*