
Colômbia venceu Senegal por 1 a 0, ontem (28), e garantiu a classificação em primeiro no Grupo H da Copa do Mundo, com seis pontos. Os senegaleses somaram quatro, assim como o Japão, mas terminaram na terceira colocação e foram eliminados por causa do número de cartões amarelos, maior que o dos japoneses, que também avançaram às oitavas de final.
A vitória colombiana e o 1 a 0 sofrido pelos japoneses para a Polônia, no mesmo dia, deixaram asiáticos e africanos em igualdade no saldo (0) e número de gols marcados (4) ao final da terceira rodada da fase de grupos.
O critério seguinte seria o confronto direto, mas Senegal e Japão terminaram empatados por 2 a 2 no último domingo (24). O que decidiu, portanto, foi o saldo de cartões para cada um, novidade no regulamento desta Copa.
Os senegaleses, com seis amarelos no Mundial, superaram os japoneses, com quatro.
O gol da classificação colombiana foi marcado por Yerry Mina, zagueiro do Barcelona-ESP e ex-Palmeiras, que subiu de cabeça para dar a vitória à seleção e marcar seu segundo gol nesta Copa.
A Colômbia terá como adversário a Inglaterra, segunda colocada do Grupo G, em partida marcada para a próxima terça-feira, às 15h, na Arena Spartak, em Moscou.
PREOCUPAÇÃO
Grande nome da seleção colombiana, James Rodriguez virou motivo de preocupação para a Colômbia. Ontem, o meia do Bayern de Munique foi substituído no primeiro tempo, depois de reclamar de lesão, e acendeu o sinal de alerta para a comissão técnica.
“Estou extremamente preocupado com James. É uma situação muito difícil para minha equipe. Esperamos que melhore”, afirmou o técnico José Pékerman.
SENEGAL 0 X 1 COLÔMBIA
Gols: Mina, aos 28 minutos do segundo tempo. Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia). Estádio: Arena Samara, ontem.
SENAGAL
Khadim N’Diaye; Gassama, Sané, Koulibaly e Sabaly; Sarr, Kouyaté, Gueye e Baldé (Konaté); Mané e Niang (Sakho). Técnico: Aliou Cissé.
COLÔMBIA
Ospina; Arias, Mina, Davinson Sánchez e Mojica; Carlos Sánchez e Uribe (Lerma); Cuadrado, Quintero e James Rodríguez (Muriel); Falcao (Borja). Técnico: José Pékerman.