Diadema, Minha Cidade, Sua região

Clínica de Olhos Diadema realiza 6ª campanha contra glaucoma

Exame, rápido e indolor, mede a pressão ocular. Foto: DivulgaçãoA Clínica de Olhos Diadema realizou ontem (26) a sexta edição da campanha gratuita “Não deixe de ver o lado bom da vida” para diagnóstico do glaucoma, em comemoração ao dia nacional de combate à doença, comemorado nesta sexta-feira. A ação foi realizada na própria clínica e foram atendidas mais de 100 pessoas.

“Foi o segundo ano que os atendimentos foram aqui. Até 2015 estávamos fazendo no Shopping Praça da Moça”, explicou o administrador da Clínica, Rodrigo Muro Machado. “É uma forma de apresentarmos nossas instalações para a população da cidade”, destacou.

O glaucoma é uma doença do nervo óptico, geralmente causada por aumento da pressão ocular. Estima-se que no Brasil 900 mil pessoas sofram com a doença. O tipo mais comum é o glaucoma crônico de ângulo aberto, que responde por cerca de 80% dos casos.

A doença não apresenta sintomas. Inicialmente o paciente perde o campo de visão (visão periférica), devido à atrofia nos nervos ópticos, podendo perder completamente a capacidade de enxergar. O grande aliado da cura é o diagnostico precoce.

São fatores de risco para o glaucoma casos na família, estar acima dos 40 anos e ter pressão alta. “observamos também que a doença é mais comum em pessoas de pele negra”, destacou a enfermeira Katia Yamaba.

A dona de casa Terezinha da Silva Brito, 61 anos, estava pela segunda vez fazendo o exame, que mede a pressão do olho. Até 18 é considerado normal. Acima disso, é preciso passar por uma consulta com o oftalmologista.

“Fiz no ano passado e assim que soube que ia ter a campanha de novo, vim”, afirmou Terezinha. “Minha sogra e uma tia perderam a visão sem nem saber que tinham glaucoma. Campanhas assim são muito importantes”, avaliou.

Segundo dados da Clínica, cerca de 40% das pessoas que realizaram o teste ontem apresentaram alguma alteração. O tratamento para o glaucoma pode ser feito pelo uso de um colírio e em casos mais extremos, por uma cirurgia, que estaciona a doença e impede seu avanço.

Clínica

Há 40 anos na cidade, a Clínica de Olhos Diadema passou dois anos atrás por uma grande reforma. No local é possível encontrar todos os tipos de especialistas e exames da área de oftalmologia. “Fazemos também cirurgias. O paciente que chegar aqui com algum problema vai sair depois de tudo solucionado”, destacou Machado. A Clínica fica na rua Graciosa ,nº 61, Centro de Diadema. Outras informações pelo site www.clinicadeolhosdiadema.com.br.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*