Economia, Notícias

Ciesp promove encontro com empresas da região de Diadema para esclarecer efeitos práticos da Reforma Tributária

Diretor Jurídico do Ciesp, Helcio Honda, vai abordar como empresas devem lidar com o período de transição dos impostos

Teremos um período em que os dois sistemas, o novo e o antigo, coexistirão”, afirma Honda. Foto: Divulgação
“Teremos um período em que os dois sistemas, o novo e o antigo, coexistirão”, afirma Honda. Foto: Divulgação

A diretoria regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)  em Diadema promoverá, no próximo dia 21 (quarta), reunião plenária para empresários com o tema “Análise da Reforma Tributária”. Será a primeira oportunidade da região de conhecer os aspectos mais importantes sobre a reforma e seus impactos na indústria.

Para falar sobre o tema, a regional convidou o diretor jurídico do Ciesp, o advogado Helcio Honda, que abordará as vantagens e desvantagens da reforma, bem como as tendências futuras para a economia brasileira.

De acordo com Honda, este ano serão discutidas as leis complementares, visto que o Congresso Nacional aprovou no ano passado o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da reforma. O PEC e as leis complementares possibilitarão o novo sistema com o IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços), que vão simplificar e substituir impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

“O empresário se pergunta se vai ter ou não substituição tributária, como fica o produto dele a partir dessas mudanças, como ficam os créditos acumulados de ICMS, PIS, Cofins? São perguntas práticas. As  empresas precisam entender como proceder. Teremos um período em que os dois sistemas, o novo e o antigo, coexistirão”, afirma Honda.

O advogado ressalta que quanto mais conhecimento, mais o empresário terá condições de discutir e planejar o seu negócio no período de transição, até que o novo sistema torne-se efetivo e único.

Serviço – Análise da Reforma Tributária
data: 21 de fevereiro (quarta)
horário: 11h
local: Ciesp Diadema
entrada gratuita

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*