Minha Cidade, Regional, Sua região

Cidades do ABC promovem ações para conscientizar população sobre segurança no trânsito

Atividades na região marcam Maio Amarelo, mês dedicado para conscientizar a sociedade como evitar mortes e feridos no trânsito. Foto: Divulgação/PMETRP
Atividades na região marcam Maio Amarelo, mês dedicado para conscientizar a sociedade como evitar mortes e feridos no trânsito. Foto: Divulgação/PMETRP

Os municípios do ABC, seguindo recomendação da Organização das Nações Uni­das (ONU), desenvolvem ações ao longo de todo este mês para alertar a população sobre a necessidade de manter uma relação de segurança e res­peito no trânsito, dentro da campanha Maio Amarelo. O movimento surgiu em 2014 para conscientizar a sociedade sobre a importância de evitar mortes e feridos no trânsito, principalmente em grandes regiões metropolitanas.

Segundo destacou a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC, Andrea Brisida, a educação de moto­ristas e pedestres é uma ferramenta fundamental para incentivar a mudança de comportamento da população nas ruas.
“As ações estão sendo desenvolvidas pelos municípios conforme as di­retrizes estabelecidas pelo GT Mobilidade Urbana, que mantém a discussão sobre a segurança no trânsito como pauta regional perma­nente”, afirmou Andrea.

Neste ano, os municípios têm desenvolvido atividades virtuais e também presenciais. Em Santo André, a estratégia são campanhas digitais nas redes sociais voltadas à educação de trânsito para pedestres, motoristas e ciclistas alusivas ao Maio Amarelo.
Para destacar a importância do respeito e res­ponsabilidade no trânsito, São Bernardo do Campo, Diadema e Ribeirão Pires realizam ações educativas para estimular hábitos mais conscientes em motoristas e motociclistas sobre a importância de se respeitar a circulação dos pedestres. O super-herói Mister Mão, protagonista das iniciativas de educação no trânsito do Consórcio ABC, também participou de atividades nas ruas.

Integrando as ações desenvolvidas da região, o Consórcio ABC transmitiu, em 6 de maio, uma live com o tema “Maio Amarelo – diálogos sobre a segurança no trânsito”, com participação de Nazareno Affonso, diretor nacional do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), e de Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*