Minha Cidade, Regional, Sua região

Cidades do ABC anunciam medidas para controle do coronavírus

Cidades do ABC anunciam medidas para controle do coronavírus
Auricchio usou as redes sociai para anunciar medidas adotadas na cidade para prevenção ao covid-19, como a suspensão gradativa das aulas na rede municipal de ensino. Foto: Reprodução/Faacebook

As cidades do ABC se mobilizam para seguir as recomendações do governo do Estado a fim de prevenir a propagação do coronavírus. A Prefeitura de Santo André informou que, seguindo orientação do Ministério da Saúde, não realizará eventos com grande público pelas próximas duas semanas, entre eles shows, eventos esportivos, artísticos e culturais. A administração andreense também irá oficiar as igrejas, instituições e entidades da cidade que reúnem grande público para que evitem as aglomerações neste período de intensificação de contaminação pelo novo coronavírus.

A Secretaria de Saúde andreense informou que o município conta com 14 casos suspeitos do novo coronavírus, e  não há, até o momento, nenhum caso confirmado.

Em São Caetano, o prefeito José Auricchio Jr, por meio das redes sociais informou que, a exemplo de São Paulo, as aulas serão suspensas gradativamente a partir de segunda-feira (16). O prefeito afirmou que a previsão de retorno das aulas é 31 deste mês e frisou que os alunos não receberão falta nesse período.

Auricchio também anunciou o  afastamento de servidores públicos municipais com mais de 65 anos, as que estão gestantes e portadores de doença crônica, sem prejuízo dos salários. As pessoas que se enquadrem nesses critérios deverão comunicar o afastamento às gerências dos setores.

Desde sexta-feira (13), as atividades foram suspensas nos cinco CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação) de São Caetano e na Unimais. Também erá enviada recomendação para que entidades particulares que realizam atividades voltadas aos idosos suspendam as programações e foi suspenso temporáriamente o Programa Agente Sênior.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, comunicou por meio das redes sociais, que a partir de hoje (14) será feito estudo para estruturar as medidas que serão toma­das no município. Informou, ainda,  que a rede municipal de ensino estará funcionando normalmente na segunda-feira, haja vista que, diferentemente das escolas estaduais, a prefeitura conta com creches e escolas de ensino fundamental, o que demanda mais tempo para que os pais se preparem. “Se tiver algo diferente, amanhã (hoje) nos iremos informar”, afir­mou. Morando anunciou que a partir de segunda-feira eventos com aglomerações estarão proibidos.

A Prefeitura de São Bernardo também suspendeu as aulas da Faculdade da Terceira Idade (FATI), bem como demais atividades do CRI (Centro de Referência do Idoso).

Em Diadema, apesar do rumor de caso confirmado na região do Eldorado, a prefeitura informou que “até o momento, não foi confirmado nenhum caso de Covid-19 (doença causada pelo coronavírus) no município. De acordo com o Boletim Epidemiológico Covid-19 de Diadema, divulgado nesta sexta-feira (13), foram notificados 12 casos suspeitos, porém, nenhum confirmado.

Rieirão Pires informou por meio de nota que “os eventos públicos estão mantidos até o presente momento, inclusive o Desfile Cívico, que ocorrerá nesse domingo (15), em ambiente aberto, no Complexo Ayrton Senna. Quem quiser acompanhar as notícias oficiais sobre o coronavírus em Ribeirão Pires inscreva-se no canal Fique Sabendo Saúde adicionando o número 11 93447-0540 em seus contatos e envie para esse número uma mensagem com seu nome, bairro e a palavra #sim”.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra formou comitê para discutir medidas de prevenção ao coronavírus.  Por meio de nota, a secretária de Saúde do município, Raquel dos Santos, afirmou que “em Rio Grande da Serra não temos nenhuma confirmação nem suspeitas. Tivemos, até então, somente um caso de suspeita, há cerca que quinze dias, com uma moradora da região central da cidade, mas que foi descartada através de exames. Enfatizo que não há motivos para pânico. Criamos um comitê especial para atualizar à população diariamente sobre este problema. Como medida preventiva, suspendemos projetos esportivos e culturais que envolvam pessoas com mais de 60 anos, que são as mais vulneráveis à doença”.

CONSÓRCIO

Como medida de contenção e prevenção ao covid-19, que já tem transmissão comunitária ( entre pessoas que não viajaram para o exterior) confirmada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Consórcio Intermunicipal  ABC convocou para a próxima segunda-feira (16), às 10h,  reunião com os sete prefeitos, os secretários municipais de Saúde, representantes de unidades hospitalares privadas e também com o médico infectologista e coordenador do Comitê de Contingência do Coronavírus, David Uip, para uma força-tarefa de mobilização regional para combater a doença.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*