Minha Cidade, Regional, Sua região

Cidade do ABC realizam Dia D contra o sarampo

Diadema e Santo André vão realizar hoje (17) o segundo Dia “D” de imunização contra o sarampo. Em Diadema, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar das 8h às 17 horas. Em Santo André, a Secretaria de Saúde promoverá a imunização das 8h às 17h nas Unidades de Saúde Centro, Utinga, Dr. Moysés Fucs e Vila Luzita.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é a única maneira de evitar a doença.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal e sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a ou­tras pessoas.

Para receber a dose é importante levar a carteirinha de vacinação, o cartão do SUS (Sistema ùnico de Saúde) e é obrigatório apresentar o RG ou outro documento com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

A vacinação é voltada, prefe­rencialmente, a pessoas entre 15 e 29 anos e crianças entre seis a 11 meses residentes ou que vão se deslocar para municípios que se encontram em situação de surto, 15 dias antes da viagem. Aqueles que não estão incluídos nessa faixa etária poderão receber a vacina após análise da caderneta de vacinação.

O SUS oferece duas vacinas que protegem contra o sarampo: a tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola; e a tetra viral, que protege, ainda, contra a ca­xumba, a rubéola e a varicela.
A vacina é gratuita e segura.

“O dia de mobilização traduz uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação dos grupos prioritários”, afirmou o secretário  de Saúde de Diadema, Luís Cláudio Sartori.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*