Arte & Lazer, Teatro

Cia Truks apresenta ‘O Senhor dos Sonhos’ em Ribeirão Pires

A Cia Truks almeja fazer do boneco o máximo da expressão do que ainda nos parece tão humano: um sublime e poético amor pela vida e pelo sonho. Foto: Thiago Cardinalli
A Cia Truks almeja fazer do boneco o máximo da expressão do que ainda nos parece tão humano: um sublime e poético amor pela vida e pelo sonho. Foto: Thiago Cardinalli

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA Truks apresenta o espetáculo “O Senhor dos Sonhos” em Ribeirão Pires nos dias 23  e 24, das 10h e 14h, no  Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Pastoril)

Com 32 anos de trajetória premiada, referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, o grupo tem à frente o diretor Henrique Sitchin. A peça faz parte do projeto O Encantador Mundo dos Bonecos, que está sendo viabilizado com patrocínio dos supermercados Atacadão, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura. Além de Ribeirão Pires, a turnê passa pela Capital, Osasco, Mauá, Cotia e Mogi-Mirim.

Criado em 1999, “O Senhor dos Sonhos” vem sendo apresentado em todo o país e no exterior e já realizou mais de 1200 sessões. É sem dúvida um importante marco na história do teatro infantil em nosso país. O menino Lucas, protagonista da peça, é certamente um ícone de todas as crianças e, aqui, vivencia uma das principais “problemáticas” da infância: como se inserir no mundo real dos adultos, uma vez que elas, as crianças, vivem mergulhadas em um mundo particular de sonho e imaginação? A peça, assim, trata de discutir, de forma leve, bem-humorada, mas também muito poética, como se desenrola este conflito, que consequências pode ter quando negligenciado, e que saídas um mínimo mais confortáveis pode oferecer aos pequenos.

“O Senhor dos Sonhos” trata de externar a nossa visão acerca do problema: é extremamente confortante, para as crianças, a cumplicidade de pais e educadores. “Em outras palavras, significa dizer que crianças talvez nada mais necessitem do que o carinho do diálogo, da compreensão e do entendimento de que estão em um mundo diferente, e que precisam, sobretudo, serem “abarcadas” nesta jornada por um oceano desconhecido, que o mundo faz desaguar, sempre misterioso, às suas frentes. Não querem superproteção, porém tampouco aceitam que negligenciemos suas angústias. É necessário encontrarmos o equilíbrio verdadeiramente amoroso na relação com os pequenos”, afirma o grupo.

A Cia Truks almeja fazer do boneco o máximo da expressão do que ainda nos parece tão humano: um sublime e poético amor pela vida, pelo sonho, pelas brincadeiras que fazem das crianças estas criaturas tão especiais e, ousamos dizer, tão superiores a nós adultos.

A peça

O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, quando era um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações. O “Senhor dos Sonhos”, ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de “ajustar-se” às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que vivem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade.

A peça explora a riqueza e sabedoria do universo infantil, fazendo de Lucas um verdadeiro ícone de todas as crianças, ao materializar o anseio pela liberdade de viverem os seus sonhos. Porém, destaca, principalmente, a importância da participação de pais e educadores, que, a cada passo, e com redobrada atenção, quiçá saberão orientar e conduzir os caminhos dos pequenos, com compreensão, carinho e, principalmente, muita cumplicidade.

É dessa cumplicidade e do carinho de sua mãe, que o velho Lucas relembra com maior emoção. Pois sabe que deste afeto nasceu a segurança para exercer sua arte de contar e escrever as histórias que o consagrariam, como escritor de sucesso, pelo resto de sua vida.

Sobre a CIA Truks

A Cia. Truks foi criada em 1990 e, desde então, apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos.

O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; entre outros. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*