Diadema, Minha Cidade, Sua região

Cia de Danças de Diadema realiza apresentações no Programa Cidade na Escola

Cia de Danças de Diadema realiza apresentações no Programa Cidade na Escola
‘Nas Águas do Imaginar’ conta a história de uma criança que, ao dormir, é surpreendida por seres fantásticos que surgem em seu quarto instigando uma viagem ao mundo do imaginar. Foto: Adriana Horvath/PMD

Nesta segunda-feira (27), os alunos da EMEB José Rodrigues Pinto assistiram ao espetáculo ‘Nas Águas do Imaginar’, do projeto Bailando nas Escolas, que conta com o apoio da Prefeitura de Diadema e é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo (Proac/ ICMS). Ao todo, serão 16 apresentações dentro do Programa Cidade na Escola.

O espetáculo conta a história de uma criança que, ao dormir, é surpreendida por seres fantásticos que surgem em seu quarto instigando uma viagem ao mundo do imaginar. Buscar o que está do lado de fora, ou desbravar seu universo interior? Qual caminho seguir?  São com estas perguntas que a Cia de Danças de Diadema e convida o público infantil a viajar por esse universo repleto de surpresas e fantasia.

“A mensagem principal é seguir a voz que vem do coração para tudo. Para decisões, para inspirações, para momentos difíceis ou não tão difíceis assim. O espetáculo foi elaborado por Tom Carbones junto com todo elenco. Foi um processo de criação muito colaborativo”, explica Ana Bottosso, diretora da Companhia.

Melissa Brito Cunha,  7 anos, assistiu ao espetáculo com atenção. “Eu achei muito interessante. Teve várias partes legais. A que eu mais gostei foi quando eles cantaram e quando a menina começou a imaginar”.

Após a apresentação, os alunos participaram de uma vivência com a Companhia. “Alguns conceitos de dança estão atrelados à educação, como comportamento e colaboração com os colegas. Assistir ao espetáculo tem uma grande importância para as crianças. Trabalhar o lado lúdico abre os canais da imaginação, criatividade e sensibiliza os alunos. Essa criança pode vir a ser um profissional da arte ou não, mas será um adulto mais sensível”, completou Ana Bottosso.

“O Programa Cidade na Escola tem auxiliado no rendimento escolar dos nossos alunos. Essa proximidade com a arte é importante e a parceria com a Cia de Danças proporciona uma vivência diferente que contribui com o protagonismo e aumenta o repertório cultural”, comentou o Secretário de Educação, Cacá Vianna.

Programa Cidade na Escola

Cerca de 2 mil crianças são atendidas no contraturno escolar, uma vez por semana, no Programa Cidade na Escola da Prefeitura de Diadema. Para realizar as aulas, a Secretaria de Educação conta com parceria com três instituições principais, sendo o Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima, que oferece oficinas de Hip Hop (rap, dança, graffiti, discotecagem), o Circo Escola, que realiza sensibilização circense com trapézio, aéreos, malabarismo, entre outros e a ACER Brasil com aulas de dança, música, percussão e artes, além de outros parceiros. Outras atividades como astrobiologia, educação no trânsito, teatro de fantoches da GCM, também são oferecidas dentro do Programa Cidade na Escola.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*