Uncategorized

Chamadas de fixo para celular ficarão mais caras

As ligações feitas de telefones fixos para celulares vão ficar mais caras a partir de próxima semana. Ontem (25), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou as operadoras a elevar a tarifa, em média, em 1,33%. Para que os novos valores possam ser aplicados, as prestadoras devem dar ampla publicidade ao reajuste nos locais de prestação do serviço com antecedência mínima de dois dias.

A Vivo poderá aumentar o preço das chamadas de fixo para celular em 2,28%, a Oi em 1,67%, a Sercomtel em 1,35%, a Claro em 0,88% e a Algar Telecom em 0,10%.

Último reajuste no serviço ocorreu em 29 de setembro de 2015. Foto:  Marcello Casal Jr./ABr

O valor da tarifa das chamadas de telefone fixo para aparelhos de comunicação por rádio também sofrerá reajuste. Neste caso, segundo a Anatel, a Vivo poderá aumentar o preço das chamadas em 2,28%, a Sercomtel em 1,35%, a Algar Telecom em 0,10% e a Oi em 1,03%. A agência reguladora não estabeleceu reajuste desse tipo de serviço para a Claro.

 

Os reajustes serão aplicados apenas para as linhas do plano básico da telefonia fixa em chamadas locais ou de longa distância nacional.

Mais de um ano

De acordo com a Anatel, o último reajuste aplicado ao plano básico de serviço das concessionárias de telefonia fixa para chamadas para telefonia móvel ou trunking (comunicação por rádio) ocorreu no dia 29 de setembro de 2015.

No período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, variou 9,28%.

A autorização para a aplicação do reajuste foi publicada ontem  (25) no Diário Oficial da União. (ABr)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*