Uncategorized

CEU das Artes recebe carreta itinerante do Museu Catavento

O Museu Catavento está em Diadema e, até quarta-feira (12), quem for à Praça do CEU das Artes, no Jardim União, poderá experimentar várias sensações, entre elas sentar-se em um banco feito de pregos sem se machucar, descobrir porque a água e o óleo não se misturam, gerar energia em uma bicicleta com simples pedaladas e até circular por uma pista utilizando um óculos que simula o efeito visual da embriaguez.

Todos esses experimentos permitem adentrar o mundo científico da física, química, biologia e astronomia, despertando nas pessoas curiosidade e interação com a ciência de maneira divertida.
Para ver de perto como isso acontece, a visita ao museu, que é itinerante e fica dentro de uma carreta, pode ser feita em dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 16 horas.

A entrada à mostra é gratuita e podem visitá-la pessoas a partir dos 9 anos. Ao todo, a exposição contém nove instalações que são apresentadas aos visitantes por monitores.

“Senti um vento meio quentinho batendo em mim e depois o meu cabelo começou levantar”, afirmou Sarah Jhennifer Baima dos Santos Morais, estudante do 7º ano do ensino fundamental. A aluna participou do experimento “Gerador de Van de Graaff”, desenvolvido para gerar tensões elétricas muito altas.

Outro experimento muito procurado pela garotada foi “Gire como Patinadores”, que reproduz o giro de uma bailarina. Quanto mais próximo o corpo está do centro do equipamento maior a concentração de massa, aumentando a velocidade de giro.

PROJETO

O “Museu Catavento – a Ciência Mais Perto de Você” é um projeto da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional. Segundo o secretário de Cultura de Diadema, Eduardo Minas, a vinda do Museu para a cidade ajuda a disseminar conhecimento, que­brando o tabu de que a ciência é algo difícil e não aberta às pessoas.

Serviço – O CEU das Artes fica na Avenida Afonso Monteiro da Cruz, s/n – Jardim União.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*