Arte & Lazer

Centros Culturais de Diadema realizam festejos juninos

Em tempos juninos, alguns centros culturais de Diadema aproveitam os encerramentos das oficinas de artes para promover cultura popular brasileira e também comemorar o término das formações oferecidas gratuitamente pelo município. No próximo sábado, 29/6, no CC Promissão, às 10h e 14h, e no Projeto Circo Escola, das 13h às 17h, serão realizadas festas juninas, com muita pipoca, quentão, milho verde e outras comidas típicas. No Circo Escola haverá, ainda, jogos e brincadeiras. 

Na Praça CEU das Artes, nos dois últimos finais de semana de julho, dias 20, 21, 27 e 28, das 18h às 22h, acontecerá a terceira edição da “Festa Cidadã – Arraiá do CEU das Artes”.  Com barracas de comes e bebes,  o evento terá apresentações de danças e músicas e para as crianças será realizado torneio de futebol infantil e atividades circenses.

Integração – No CC Promissão o festejo é visto como um momento de integração entre participantes das oficinas, pais de alunos, professores e funcionários do espaço de cultura. Para a coordenadora do centro, Margarete Barrucci, a vinda dos pais ao evento contribui para que eles entendam o que os filhos estão cursando e também é uma maneira de divulgar as atividades que o local oferece.

Junto com a festa junina, além da dança quadrilha, haverá no CC Promissão, exposição com trabalhos de alunos, produzidos durante as oficinas de artes plásticas, desenho em quadrinho e artesanato. Os outros participantes que concluíram oficinas foram  violão popular, danças, hip hop e teatro infantil.

Também realizaram festas juninas o Centro Cultural Vladimir Herzog e a Biblioteca Santa Luzia.

Origem – A festa junina surgiu no Brasil nos meados do século XVI e tornou-se um dos eventos mais tradicionais do país. No nordeste, ela arrasta multidões e a cidade de Campina Grande, na Paraíba, é onde acontece um dos maiores festejos. A comemoração tem origem no culto aos deuses pagãos, mas com influências do catolicismo está associada aos santos católicos, Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, que tem seus dias celebrados em 13, 24 e 29 de junho. Além do Brasil, a festa também é comemorada no Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*