Minha Cidade, Santo André, Sua região

Centro Hospitalar Municipal de S.André ganha Centro de Diagnóstico modernizado

Centro Hospitalar Municipal de S.André ganha Centro de Diagnóstico modernizado
Antigo tomógrafo foi substituído por moderno equipamento. Foto: Ricardo Trida/PSA

O Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM) ganhou nesta sexta-feira (22) um Centro de Diagnóstico modernizado, que poderá realizar exames de imagem de maneira mais rápida e precisa. A reforma, que faz parte do programa Qualisaúde, possibilitou o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro. O antigo tomógrafo foi substituído por um moderno equipamento que faz imagens 3D e foram revitalizadas as salas de raio-x, de ressonância e do espaço onde são realizados os exames de ecocardiograma adulto, ecocardiograma infantil e doppler vascular.

Outra novidade foi a criação de um novo acesso na travessa Nilo, via paralela ao hospital. Dentro do projeto ainda foram criadas uma recepção e uma sala de exames separadas, com novas placas informativas. A modernização do local representou custo zero para a administração municipal, pois o investimento está contemplado no contrato vigente com a empresa Ghelfond, prestadora responsável pelos exames de imagem.

“Isso faz parte de um processo de reorganização da nossa saudosamente chamada Santa Casa. Hoje, a gente formaliza este espaço como um centro de referência e amplia a capacidade de atendimento com equipamentos mais modernos. É sem dúvida nenhuma um passo muito importante. Estamos neste mês com mutirões de saúde para atender a demanda reprimida de exames laboratoriais, e agora, com o espaço funcionando plenamente, queremos também atender em tempo hábil os exames de imagem, que representam 15 mil atendimentos por mês”, projetou o prefeito Paulo Serra, durante a entrega.

A revitalização foi feita sem comprometer os atendimentos, houve apenas a interrupção temporária da tomografia durante a troca do equipamento. “A instalação de um tomógrafo como esse permite melhor visualização do comprometimento do paciente, de forma menos invasiva e isso pode ajudar até a evitar uma cirurgia para um caso que poderia ser solucionado de outra forma”, explica a diretora do CHM, Maria Odila Douglas.

No espaço serão atendidos pacientes em ordem cronológica, agendados pela Regulação Ambulatorial, e pacientes internados no complexo hospitalar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A entrega do resultado do exame será feita na recepção do Centro de Diagnóstico.

Exames laboratoriais

Na área de diagnóstico, outra readequação importante foi na realização de exames laboratoriais. O antigo posto para coleta funcionava de forma centralizada no prédio da rua Primeiro de Maio. No ano passado, todas as unidades básicas de saúde passaram a realizar as coletas de segunda a quinta-feira, o que aproximou o serviço do local de residência do munícipe.

Até o final de junho serão realizados três mutirões dentro do programa Saúde Fila Zero, onde cerca de 90 mil solicitações de exames serão atendidas. A partir de julho, esse tipo de coleta também acontecerá às sextas-feiras, nas unidades de saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*