Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Centro de Trabalho e Renda de S.Bernardo atrai mais de 600 pessoas para 6ª edição do Dia D de Inclusão

Centro de Trabalho e Renda de S.Bernardo atrai mais de 600 pessoas para 6ª edição do Dia D de Inclusão
As 410 vagas foram oferecidas por 26 empresas de diversos setores. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A 6ª edição do Dia D de Inclusão, promovida pelo Centro de Trabalho e Renda de São Bernardo, atraiu mais de 600 pessoas interessadas nas 410 vagas oferecidas por 26 empresas diferentes. Apesar de no ABC 9,5 mil trabalhadores com algum tipo de deficiência estejam empregadas, segundo levantamento da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2016, o número está longe do cenário ideal de inclusão.

Para Fernando Santana do Nascimento, gerente regional do Ministério do Trabalho, um dos melhores meios de ampliar as oportunidades para essa mão de obra são as iniciativas mais focadas nesse público, e com frequência, estimuladas pelas prefeituras. “É bem mais do que dar visibilidade a esse trabalhador. Contribui para o aprimoramento das relações de trabalho entre empregador e funcionários. Em médio e longo prazos impacta positivamente no meio em que as companhias estão inseridas e, ao fim desse processo de mudança, pode melhorar até os índices de produtividade, lucros e imagem das companhias perante o mercado, como um todo”, destacou Nascimento.

Hiroyuki Minami, secretário de Desenvolvimento Eco­nômico de São Bernardo, destacou a importância das parcerias para feirões desse tipo. “A cada edição temos recebido mais companhias interessadas nessa força de trabalho que reunimos no CTR, que está repleto de candidatos, os quais, inclusive, contam com a orientação dos profissionais desse núcleo”, pontuou.

EXPECTATIVA

Entre os reabilitados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), encontrava-se Antônio Evaldo Araújo Carneiro, 45 anos. “Já estive aqui no CTR em outra ocasião, mas como hoje está voltado para atender e aproximar nós que temos alguma dificuldade pontual, as chances aumentam bastante de conquistar um novo tra­balho”, afirmou.

Para Igor da Silva Oliveira, o Dia D significou a chance do primeiro emprego. “Tenho um pouco de dificuldade motora, mas que não compromete meu desempenho, comunicação e outras atividades. Por isso, vou me inscrever para vaga na Cobasi”, afirmou o candidato de 18 anos, que visitava o local pela primeira vez.

O CTR fica na Rua Marechal Deodoro, nº 2.316, no centro da cidade. Atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 15 horas, com serviços gratuitos de intermediação de vagas de emprego, de habilitação de seguro-desemprego e emite carteira de trabalho. Mais informações pelo telefone (11) 2630-7618 ou no link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/ctr-central-de-trabalho-e-renda

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*