Editorias, Notícias, Política

‘Centrão’ promete barrar nova candidatura de Rodrigo Maia

Maia foi eleito para um mandato-tampão de seis meses e meio após saída de Cunha. Foto: Marcelo Camargo/ Agência BrasilLíderes dos partidos que formam o chamado “centrão” prometem uma batalha política e jurídica para barrar a intenção do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de tentar a reeleição em fevereiro de 2017. Derrotadas pelo deputado do Rio na disputa de julho – ocorrida após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ)-, as legendas batem na tecla de que Maia tenta manobra ilegal para continuar no poder por mais dois anos.

“É um casuísmo como experimentado na época da revolução (ditadura militar), quando se trocava de regra a toda hora, de acordo com o interesse do mandatário de plantão. Tem que ter regularidade democrática, não dá para virar a mesa aos 40 minutos do segundo tempo”, disse Jovair Arantes (GO), líder do PTB e pré-candidato ao posto.

O mal estar na base aliada poderá afetar a votação da agenda econômica do presidente Michel Temer, sobretudo a reforma da Previdência. Um dos mais próximos aliados de Cunha, Jovair fala abertamente o que vários líderes partidários defendem apenas nos bastidores devido ao receio de se indispor, a três meses da eleição, com o deputado do DEM.

O “centrão”, que reúne cerca de 200 dos 513 deputados, frisa a disposição constitucional que proíbe a candidatura do presidente da Câmara a um mandato consecutivo. Maia, por outro lado, busca pareceres jurídicos que sustentem a tese de que a vedação se dá àqueles eleitos para dois anos de mandato. Foi eleito para um mandato-tampão de seis meses e meio. “Está escrito que não pode ter recondução, independentemente se é ou não mandato-tampão”, reforçou Jovair.

A eleição para o comando da Casa acontecerá em 1º de fevereiro. Aquele que conseguir a vitória cumprirá o mandato até janeiro de 2019 –ou seja, até após a próxima eleição ao Planalto–, sendo o primeiro na linha sucessória da Presidência da República. Além de Jovair e Rosso, o “centrão” tem como pré-candidatos os deputados Giacobo (PR-PR) e Beto Mansur (PRB-SP), entre outros.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*