Editorias, Notícias, Saúde e Beleza

Casos de gripe mais do que dobram, e país soma 608 mortes

Casos de gripe mais do que dobram, e país soma 608 mortes
Vacinação contra a gripe não atingiu meta prevista pelo governo federal. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Dados de novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apontam que o país já registra 3.558 casos de influenza, com 608 mortes – mais do que o dobro do mesmo período do ano passado. O documento contabiliza os registros de atendimentos da chamada síndrome aguda respiratória grave até o último sábado (23).

Dos casos, cerca de 60% foram causados pelo H1N1, vírus de circulação sazonal, mas apontado como de maior chance de causar complicações, especialmente em pessoas de maior risco, como idosos, pessoas com comorbidades e crianças.

Para comparação, no mesmo período de 2017 havia 1.459 casos de influenza, com 237 mortes – o que representa aumento em 2018 de 143%. Na época, o vírus predominante era H3N2, subtipo que também pode causar casos graves, sobretudo em idosos, como informa o infectologista Marcos Boulos.

No início deste mês, o país registrava 2.315 casos de influenza, com 274 óbitos. Dentre as mortes ocorridas neste ano, 74% foram em pacientes com ao menos um fator de risco para desenvolver complicações da doença, como idosos (236 mortes), pessoas com doenças cardiovasculares (143 óbitos) e diabetes (109 casos).

Também cresceu o número de mortes de crianças menores de 5 anos. Só até a última semana foram 46 casos, o triplo do registrado no mesmo período do ano anterior.

Apesar do aumento, o total ainda é menor do que o registrado em 2016, quando houve 12.174 casos de gripe e 2.220 mortes em todo o ano – o maior número registrado desde a pandemia de 2009. Já os registros até junho de 2016, mesmo período atual, somavam 7.441 casos e 1.341 mortes.

Em meio a esse aumento de casos de gripe, a campanha de vacinação contra a doença, iniciada no fim de abril, não conseguiu atingir a meta prevista pelo Ministério da Saúde, mesmo tendo sido prorrogada duas vezes.

A expectativa era vacinar até 90% do público-alvo, formado por gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, indígenas e pessoas privadas de liberdade.

Até esta segunda-feira (25), no entanto, apenas 86% deste público já havia sido vacinado, o que indica que 6,8 milhões de pessoas não tomaram a vacina.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*