Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Casa Segura na UBS Farina mostra perigos ocultos para idosos

Espaço é oportunidade para que os idosos também troquem experiências entre eles. Foto: Nilson Sandre/PMSBC

Conhecer os perigos que há dentro de casa. Esse é o objetivo da ação ‘Casa Segura’, que ocorre em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo como parte das comemorações pela Semana do Idoso. O objetivo é que os participantes recebam orientações sobre como se prevenir de acidentes domésticos.

Na manhã de ontem (5), a ‘Casa Segura’ foi montada na UBS Farina e contou com a participação de 42 pessoas. A representação de uma casa foi instalada na sala da comunidade e os integrantes do grupo De Bem com a Vida puderam conferir quais os fatores que podem causar acidentes domésticos.

Tapetes de pano no banheiro, fios elétricos esticados, brinquedos espalhados pelo chão do quarto e as quinas dos móveis foram apontados como os principais causadores de acidentes. “Em casa já eliminei os tapetes do banheiro. Como o chão do banheiro geralmente está úmido, podemos escorregar e cair”, destacou a dona de casa Elcy de Oliveira e Silva.

A preceptora de residência médica em Gerontologia, Taina da Silva Cordeiro, destacou que é uma oportunidade para que os idosos também troquem experiências entre eles. “Além disso, também aprendemos com as dicas que nos trazem”, destacou. Hoje (6), a ‘Casa Segura’ será instalada na UBS São Pedro.

Próximas atividades

Encerrando a semana, será organizado um sarau na sexta (7), das 9h às 13h, no Parque Chácara Silvestre. Os integrantes do projeto De Bem com a Vida e dos grupos de dança das UBSs mostrarão seu talento em atividades culturais que incluem poesia, cordel, jogral, teatro, entre outras manifestações. Em seguida, todos participarão de um piquenique de confraternização.

Ainda este mês, foram programadas outras atividades para os idosos, desta vez para aqueles que estão abrigados em instituições de longa permanência. Os alunos da residência multiprofissional se unirão aos residentes de Medicina da Família e Comunidade e com os profissionais da UBS Alvarenga para visitar o Lar São Vicente de Paulo, no dia 13, das 9h às 12h, também para montar a ‘Casa Segura’, além de mostrar como cães adestrados pela ONG Mapaa podem ajudar na socialização dos idosos, a pet terapia.

No dia 24, das 9h às 11h30, os residentes da Medicina da Família estarão com a equipe da UBS Vila Euclides no Lar Dona Adelaide para fazer palestra sobre os cuidados com os móveis e objetos de casa para evitar acidentes. Por fim, no dia 25, das 13h30 às 16h, os residentes, acompanhados de trabalhadores da UBS Finco, visitarão a instituição CASA, no Riacho Grande, onde será instalada a ‘Casa Segura’ e realizados testes rápidos de HIV, Aids, sífilis e hepatite.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*