Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Carreta da Mamografia prevê mais de mil atendimentos e fim da fila de espera em S.Bernardo

Morando visitou a carreta e elogiou estrutura oferecida pelo programa Mulheres de Peito. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC A carreta do Programa Mulheres de Peito, do governo do Estado, iniciou nesta quarta-feira (3) os atendimentos em São Bernardo, por meio de parceria com a prefeitura. O programa realiza, gratuitamente, exames de mamografia em mulheres acima de 35 anos. A carreta está no estacionamento do Teatro Elis Regina (avenida João Firmino, 900, no bairro Assunção) e os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h, até 3 de junho.

No período serão distribuí­das 50 senhas por dia para a realização dos exames durante a semana e 25 a cada sábado. As mulheres entre 35 a 49 anos devem levar o cartão do SUS, RG e o pedido médico. Para mulheres acima dos 50 anos, não é necessário pedido médico – apenas o cartão do SUS e o RG.

Pela primeira vez no município, a Carreta da Mamografia visa atender mais de mil mulheres que aguardam para realizar o exame. Além disso, a ação também integrará o programa “Saúde Prioridade”, que visa zerar as filas de espera para o exame de mamografia.

O prefeito Orlando Morando (PSDB), a primeira-dama, Carla Morando, e o secretário de Saúde, Geraldo Reple, elogiaram a estrutura fornecida pelo governo do Estado. “A carreta começou a atender hoje e ficará estacionada aqui por 30 dias. Porém, já conversamos com os responsáveis pelo projeto e vai ficar no município o tempo que for necessário para realizar mamografia em todas as mulheres com mais de 35 anos”, destacou Morando.

Exames

Secretário da Saúde explicou que a intenção é que os exames fiquem concentrados no Programa Mulheres do Peito durante o período. “As pacientes que tiverem algum diagnóstico de alteração em seus exames serão chamadas para realizar um ultrassom e uma biópsia na própria carreta. Porém, se for comprovada alteração, essas mulheres serão encaminhadas ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) para realizar tratamento médico. As pacientes receberão todo o suporte necessário”, afirmou Reple.

Dona Amália dos Santos, de 69 anos, foi uma das mulheres atendidas logo no primeiro dia da campanha. Ficou sabendo da carreta pelas mídias sociais e aproveitou para realizar o exame. “Estava aguardando ser chamada há três meses. O exame de mamografia é muito importante para todas as mulheres. Por isso, assim que fiquei sabendo da carreta avisei todas as minhas amigas. Temos de divulgar para todas as mulheres”, explicou.

Para Carla Morando, esse serviço de prevenção é fundamental. “A iniciativa de trazer a carreta de mamografia para São Bernardo é essencial para ajudar a identificar precocemente o câncer de mama. Descobrir o problema logo no início facilita e ajuda no tratamento, permitindo mais qualidade de vida para essas mulheres. Essa foi a primeira vez que a carreta veio para o município, mas a partir de hoje, tenho certeza que virá todos os anos”, finalizou Carla.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*