Política-ABC, Ribeirão Pires, Sua região

Carla Morando leva carreta do Mulheres de Peito a Ribeirão Pires

Carla Morando leva carreta do Mulheres de Peito a R.Pires
Carla Morando participou do primeiro dia de atendimento (terça-feira/5), acompanhada do prefeito Adler Teixeira, o Kiko, e da primeira-dama, Flavia Dotto. Foto: Divulgação

A carreta do programa “Mulheres de Peito”, do gover­no do Estado, está em Ribeirão Pires. A viabilidade da unidade móvel de atendimento ocorreu após pedido da deputada estadual Carla Morando (PSDB). O equipamento realiza exames gratuitos de mamografia na cidade, com cronograma para efetuar mais de 375 atendimentos.

São distribuídas 50 senhas por dia para a reali­zação dos exames, durante a semana, e 25 senhas a cada sábado. As mulheres entre 35 a 49 anos deverão levar o cartão do SUS, RG e o pedido médico. Para mulheres acima dos 50 anos não é necessário pedido médico, apenas o cartão do SUS e o RG.

Atualmente, o muni­cípio conta com fila de espera para mamografia de 120 mu­lheres. Com o equi­pamento de Saúde, esse número será zerado.
Carla Morando participou do primeiro dia de atendimento (terça-feira/5), acompanhada do prefeito Adler Teixeira, o Kiko, e da primeira-dama, Flavia Dotto.

“Hoje é um dia muito especial para Ribeirão Pires. Precisamos ter uma atenção especial com a saúde das mulheres. Essa iniciativa é essencial para ajudar a identificar diagnóstico precoce do câncer de mama. Descobrir o problema logo no início facilita e ajuda no tratamento, permitindo mais qualidade de vida para essas mulheres”, explicou Carla.

ACEITAÇÃO

A aposentada Edna de Lima, de 60 anos, apro­veitou a oportunidade e correu para realizar o exame logo no primeiro dia. “Essa iniciativa é uma benção para a população. Fiz questão de vir realizar a mamografia hoje e agradecer a deputada por trazer a carreta para a nossa cidade”, destacou.

Ao longo da campanha, as mulheres que apresenta­rem alteração no exame serão convocadas, entre os dias 14 e 16 deste mês, para realizar ultrassonografia das mamas. Os resultados podem ser retirados na própria carreta e, ao final da campanha, serão encami­nhados para a UBS Central da cidade.

Além da cidade de Ribeirão Pires, Carla Morando, também solicitou a carreta “Mulheres de Peito” para outros municípios do ABC, como São Bernardo, Santo André e Mauá. A próxima cidade a receber a unidade móvel de atendimento será Mauá.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*