Adoção de um cardápio mais natural e rico em alimentos desintoxicante, ajudam o organismo a reequilibrar os abusos e excessos cometidos durante o carnaval. O organismo intoxicado por noites mal dormidas, fumaça de cigarro, bebidas alcoólicas, alimentação rica em açúcares, gorduras e alimentos industrializados, leva a uma sobrecarga no fígado (principal órgão do sistema de eliminação de toxinas do organismo), assim uma alimentação natural e hidratação adequada ajudam nesta função. Não existe um alimento completo por isso a necessidade de variar os alimentos, não consumir sempre os mesmos alimentos. Manter o organismo hidratado é importante porque 70% do organismo de um adulto é composto por água (saliva, lágrima, suco digestivos, sangue e células).
Aromatizar a água pode ser uma forma para incentivar o consumo e ajudar no funcionamento do organismo. Utilizar ervas frescas (hortelã, erva cidreirae alecrim…), especiarias (cravo, canela e gengibre), frutas (rodelas de limão, abacaxi e laranja).
Propriedade fisiológicas de alguns ingredientes: agua (hidratante e desintoxicante);
Abacaxi (digestivo e alcalinizante); hortelã (digestivo, combate flatulência e dores estomacais); limão (antioxidante e alcalanizante)
Tomar 1 copo de água com 1 limão espremido em jejum 15 minutos antes do café da manhã ajuda a detoxificação e desinchar o corpo.
Café da manhã:
Prefira sucos preparados com hortaliças, limão, frutas específicas para limpeza e detoxificação do fígado. Dê preferência para abacaxi, maçã, salsão, salsinha, agrião, gengibre, pepino e couve.
1) Opção:
1 talo de salsão, 1 galho salsinha (talo e folhas ), 1 maçã descascada, água, limão sem a casca verde manter a casca branca mas retirar miolinho branco.
2 fatias de pão integral; rechear – 1 fatia média de queijo minas frescal ou queijo cottage (pode temperar com azeite salsa e cebolinha)
2) Opção:
Crepioca (massa de tapioca, linhaça e ovo)
Lanche:
1)Opção
1 Laranja com casca branca e bagaço
2) Opção
2 castanha do pará
Almoço:
1) Opção:
Salada crua – Rúcula com tomate e rabanetes
Peixe (Salmão, pescada, sardinha ou san peter) 150 gramas
Brócolis refogado
Arroz 2 colheres de sopa e 2 colheres feijão preto
1 laranja
2) Opção:
Salada crua- Chicória com cebola tomate cereja
Iscas de frango à chinesa (cenoura, brócolis, broto de feijão, pimentão vermelho e salsa)
4 colheres de sopa de cuscuz de legumes:
Receita – 100 gramas quinoa 500 ml de agua azeite, cebola, 2 colheres de sopa de vagem, 2 colheres de sopa cenoura, 2 colheres de sopa de brócolis, sal e pimenta a gosto, salsinha e cebolinha 1 colher de sopa. Cozinhar a quinoa escorrer a água e acrescentar os legumes cozidos e tempere
1 rodela de abacaxi (fatia de 2cm)
Lanche da tarde
1) Opção
1 unidade pequena de avocado
2) Opção
Sagu de chia – (150ml de suco de uva integral com 1 colher de sopa cheia de chia)
Jantar:
1)Opção
Salada de Alface com tomate caqui e nabo ralado
Grão de bico com atum, cebola, cenoura, pepino e couve-flor
Melancia 1 fatia (3 cm)
2) Opção
Salada de Agrião com tomate beterraba ralada
Omelete – 2 ovos com shitake, cenoura e vagem
1 Kiwi ou maçã
Eliete Paganini é nutricionista funcional na rede dr.consulta – www.drconsulta.com.