Editorias, Notícias, Veículos

Caoa Chery apresenta o sedã médio Arrizo 6

Caoa Chery apresenta o sedã médio Arrizo 6
Modelo foi concebido pela engenharia brasileira em parceria com o Centro de Design de Frankfurt, na Alemanha. Foto: Fabio Gonzalez

DANIEL DIAS
AutoMotrix

Primeiro modelo a ser lançado na chamada Fase 2 da Caoa Chery no Brasil, o Arrizo 6 – produzido em Jacareí (SP) – foi mostrado por meio de live ontem (24). Com versão única, a GSX, o novo sedã médio chega às concessionárias na primeira quinzena de julho, com preço de tabela de R$ 108.750. No entanto, a marca sino-brasileira está ofere­cendo o carro durante limitados dias de lançamento pelo preço promocional de R$ 98.400.

O sedã da Caoa Chery tem como concorrentes Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze e, principalmente, Volks­wagen Jetta, segundo a empresa. O Arrizo 6 começou a ser produzido antes da paralisação decorrente da pandemia do novo coronavírus. Um terço dos empregados voltou ao trabalho no início de junho. O retorno da equipe completa – de mais de 500 pessoas na fábrica de Jacareí – está previsto para até agosto. Até o final do ano, a marca promete mais uma novidade para o mercado brasileiro.

Com 4,67 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,41 metro de altura, 2,65 metros de distância entre-eixos e capacidade do porta-malas de 570 litros (a maior do segmento no Brasil), suficiente para a colocação de 14 malas entre grandes e médias mostrado na apresentação, o Arrizo 6 é equi­pado com o motor 1.5 turbo bicombustível com 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque a 1.750 rotações por minuto, associado à transmissão CVT de nove marchas e dois modos de condução, Eco e Sport. As rodas têm 17 polegadas polidas.

A chave é presencial, bastando o motorista tocar na maçaneta da porta para entrar no veículo. O controle de mão comanda ainda o rebatimento dos retrovisores externos, o acionamento do teto solar e a climatização interna – permanecendo sempre a última escolhida pelo motorista antes de sair do carro.
O Arrizo 6 é o modelo mais atual da plataforma M1X, que dá à Caoa Chery a possibilidade de explorar uma família de produtos e já deu origem no Brasil a outro sedã do portfólio da fabricante, o compacto Arrizo 5.

Segundo dados do Inmetro, o carro faz média de 11 km/l na cidade e de 13,3 km/l na estrada com gasolina e de 7,6 km/l na cidade e de 9,4 km/l na estrada abastecido com etanol. A ace­leração de zero a 100 km/h é feita em 9,98 segundos (a montadora não divulgou a velocidade máxima). Tudo no Arrizo 6 é de série, com o único opcional no quesito cores da carroceria.

O modelo foi lançado na China em outubro de 2018 e, desde o início de vendas no país oriental, em maio de 2019, teve 45.900 unidades emplacadas.

Sob o slogan “Para quem direciona seu próprio destino, o Arrizo 6 está pronto”, o novo modelo da Caoa Chery foi desenvolvido pela engenharia brasileira em parceria com o Centro de design de Frankfurt, na Alemanha. A frete do carro concentra traços horizontais, que conferem sensação de amplitude na largura. Os faróis contam com guia de LEDs formando uma assinatura, luzes de circulação diurna DRL e acendimento e ajuste de altura automáticos dos conjuntos ópticos.

Na traseira, também existe uma linha horizontal que passa inclusive no meio das lanternas em LED, com luzes de ne­blina afixadas no para-choque. No perfil, o veículo tem silhueta esguia vinda da carroceria tipo fastback, com linha de teto que desce suavemente até a traseira.

O Arrizo 6 também pretende se destacar pela segurança. O sedã médio tem controle eletrônico de estabilidade e de tração, freios ABS de última geração com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, botão de freio de mão, 60% da carroceria construída em aço termoformado de alta resistência (suportando 13 toneladas de carga), seis airbags (de cortina, lateral para motorista e passageiros e duplo frontal), indicadores de cinto do motorista e do passageiro, de pressão e de temperatura dos pneus e de portas abertas, sistema Isofix de fixação para cadeirinha de criança e alarme.

O Arrizo 6 estreia no mercado brasileiro com nova cor no portfólio da montadora, o prata metálico, além de branco e preto sólidos, cinza metálico e branco perolizado. O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.

Durante a apresentação do Arrizo 6, os diretores da Caoa Chery não demonstraram preocupação com a possível migração de clientes do Arrizo 5 (sedã compacto) para o novo carro, por serem, segundo eles, mo­delos com perfil de consumidor completamente diferente. Para a fabricante, o perfil do cliente do Arrizo 6 é de homens que já formaram sua família e usarão o carro também para o trabalho.

Apesar da insistência por parte da imprensa em saber sobre a expectativa de vendas do novo modelo, a empresa se limitou a dizer que o Arrizo 6 ocupará um terço da capacidade da linha de montagem do Vale do Paraíba. Serão fabricadas no primeiro momento média de 15 unidades do modelo por dia.

Para uma montadora tão jovem – a estreia no Brasil ocorreu em 2018 –, ultrapassar a participação de mercado de 1% e consolidar a 11ª posição entre as fabricantes são conquistas importantes, assim como a rede de concessionárias. A Caoa Chery iniciou 2020 com 110 lojas loca­lizadas nas principais capitais brasileiras. Até o final deste ano, está prevista a abertura de mais 30, completando a temporada com 140 revendas no mercado nacional.

 

Com sedã inspirado na tecnologia, interior aposta na sofisticação

Segundo a Caoa Chery, o Arrizo 6 tem interior harmonioso, moderno e requintado. Inspirado no estilo alemão de design Bauhaus, o visual do modelo reflete tecnologia e conta com grandes telas que se integram em um desenho único, permitindo aos ocupantes dianteiros do veículo ter acesso de maneira rápida, fácil e intuitiva às informações do carro.

O cluster colo­rido, interativo e configurável tem design amigável e tela LCD de sete polegadas, que se une com o multimídia de nove polegadas, igualmente colorido. Os elementos ainda estão integrados ao console de controle do ar-condicionado touchscreen, que segue o mesmo estilo presente em todo o interior. Os passageiros de trás contam com dupla saída do ar-condicionado e tomada USB para carregamento de celulares. Bancos, volante e detalhes dos painéis dianteiro e de portas são revestidos com material premium, dando acabamento inovador e sofisticado ao interior do Arrizo 6.

A tecnologia, que inspira o design do Arrizo 6, se faz presente na lista de equipamentos do modelo. O novo sedã tem câmera de 360º (com imagens captadas na grade frontal, sobre a placa traseira e nos dois espelhos externos), comando de climatização a distância, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função Auto Hold, com destravamento das portas por aproximação, aci­onamento do motor por botão, rebatimento elétrico dos retrovisores e som com seis alto-falantes.

A conectividade e a interação entre motorista e veículo são outros destaques. A central multimídia de nove polegadas tem espelhamento por Apple Car Play e Android Auto, Bluetooth, controle do ar-condicionado e das configurações do veículo. No computador de bordo, a tela colorida de LCD de sete polegadas permite configuração e traz design agradá­vel. Há ainda três portas USB, duas na frente e uma atrás.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*