Minha Cidade, Santo André, Sua região

Campanha em Santo André cadastra doadores de medula óssea

Mateus, de 5 anos, luta há dois contra a leucemia. Foto: Arquivo pessoalA Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (Ameo) promoverá no próximo dia 23 campanha para cadastramento de doadores de medula na empresa Scorpios Indústria Metalúrgica, em Santo André. O evento, que ocorre das 10h30 às 14h30 (podendo se encerrar antes, caso sejam feitos 500 cadastros), é uma das estratégias da Ameo e do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo para descentralizar os postos de cadastro.

A campanha está sendo divulgada pela família do pequeno Mateus Valezin Tabelli, de 5 anos, que há dois luta contra a leucemia. Após nove meses de tratamento com quimioterapia e até uma alta médica, a doença voltou e agora é preciso o transplante. “A mãe de um amiguinho da escola soube da campanha na empresa e entramos em contato com a Ameo. Estamos divulgando na esperança de encontramos um doador compatível para ele, mas também para outros pacientes”, afirmou a mãe, Carla Camargo Valezin.

A postura de Carla, de solidariedade em meio à dor, não é a mesma de todos que se cadastram. “Infelizmente, existe o que a gente chama de personificação da doação. A pessoa vai e se cadastra pensando em ajuda um conhecido, mas se é compatível com outra pessoa, às vezes acaba desistindo de doar”, lamentou o gerente da associação, Wagner Maia Fernandes. Cerca de 40% dos cadastrados não são localizados ou desistem de doar.

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) reúne o 3º maior contingente de cadastrados do mundo, com mais de 4 milhões. “Porém, temos uma cota de cadastros, porque o custo da análise da medula, do exame que faz a tipagem genética é muito alto”, destacou o gerente. A campanha na empresa Scorpio foi solicitada por um funcionário, que também está se tratando de leucemia, mas não foi localizado nenhum representante para comentar.

Campanha

A campanha de cadastramento de doadores de medula acontece na próxima quinta-feira, dia 23,, das 10h30 às 14h30, podendo ser encerrada mais cedo, assim que forem feitos 500 cadastros. A empresa Scorpios Indústria Metalúrgica fica na rua Alfreds Paegle, 169, bairro Campestre. Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 55 anos, não ter histórico de hepatites B e/ou C, não ter HIV/Aids, câncer ou doenças autoimunes. Após o cadastro, o doador só será contatado se houver compatibilidade com algum paciente em tratamento. No Hemocentro da Santa Casa, os cadastros são feitos com agendamento pelo telefone 2176-7249.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*