Saúde e Beleza

Campanha de Prevenção de Câncer Bucal atinge mais de 11 mil pessoas em Diadema

De acordo com balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais de 11 mil pessoas participaram da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce ao Câncer Bucal realizada pela Prefeitura de Diadema, entre os dias 11 de maio e 11 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e postos volantes de vacinação contra a Influenza.

Inicialmente focada no atendimento dos pacientes acima de 60 anos, público-alvo da primeira fase da campanha de vacina (gripe) deste ano, a cidade decidiu ampliar a avaliação odontológica para pessoas abaixo de 50 anos, como forma de ampliar o acesso e conseguir fazer o diagnóstico precoce em um maior número de pessoas possíveis.

De acordo com Gabriel Gonçalves Mariano, coordenador de Saúde Bucal do município, durante os dias de campanha, 11.415 pessoas passaram pelo exame de rastreamento. Foram encontradas alterações suspeitas em 75 pacientes que foram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Quarteirão da Saúde. Destes, 58 passaram em atendimento, foram realizadas 8 biópsias e, até o momento, um caso já teve confirmação diagnóstica para câncer bucal. “É importante ficar claro para a população, que encerramos nossa Campanha, que é o momento que fazemos uma intensificação das ações de sensibilização sobre o câncer bucal como forma de alerta sobre o tema, mas o trabalho não acaba aqui e, ao longo de todo o ano, a população deve procurar uma das 20 UBSs em caso de surgimento de ferida ou mancha na boca”.

Engajamento

A UBS do Jardim Promissão foi responsável por mais de 9% de todos os atendimentos realizados na campanha, com 1.071 rastreamentos. Na sequência a UBS Conceição com 941, o Reid com 866, o Maria Tereza com 862 e a unidade do Paineiras com 823 exames fecha o top cinco das unidades que conseguiram maior adesão da sua população à campanha.

Segundo a gerente Ana Luiza Marangon, da UBS Promissão, o resultado positivo foi conseguido graças o engajamento dos profissionais. “A Equipe realizou a vacina da Influenza na UBS e as Equipes de Enfermagem e Odontologia tiveram um trabalho alinhado para a Busca Ativa. Utilizamos também uma sala num ponto estratégico assim obtivemos êxito na captura dos pacientes”.

Prevenção

Gabriel conta que os usuários que passaram pela campanha, além de terem sido submetidos ao exame de avaliação, também receberam orientações sobre a importância do autoexame e dos cuidados diários com a higiene bucal. “Preparamos um material informativo para ser entregue aos usuários com dicas para ajudar a fazer o autoexame, que é muito simples, rápido e indolor”.

Para fazer o autoexame, o usuário deve procurar um local bem iluminado e se posicionar em frente ou segurar um espelho. Examinar a pele do rosto, do pescoço, olhar lábios por dentro e por fora, as gengivas e bochechas. O câncer geralmente ocorre nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. Um dos primeiros sintomas do câncer de boca é o aparecimento de uma ferida, que não dói e não cicatriza. Outro sinal é alteração de cor, como manchas brancas, vermelhas ou pretas, e aumento de volume como caroços, carnes crescidas e “bolinhas”. Dificuldade na fala, mastigação e deglutição, dormência da língua, emagrecimento acentuado e dor na região da boca também podem aparecer.

O cirurgião dentista da SMS alerta ainda que o diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura e é fundamental. “O autoexame da boca deve ser realizado, no mínimo, duas vezes por ano. Caso o usuário encontre alguma lesão que não cicatriza, deve procurar o quanto antes a equipe de Saúde Bucal da UBS de referência”, afirma Gabriel Mariano.

Confira aqui o endereço das 20 UBS de Diadema:  http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*