Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Câmara de São Bernardo aprova recurso para Hospital Veterinário

Câmara de São Bernardo aprova recurso para Hospital Veterinário
Pery Cartola é autor do projeto que prevê implementação do hospital. Foto: Divulgação/Oscar Jupiracy

A Câmara de São Bernardo aprovou, ontem (22), projeto do Executivo que autoriza o município a destinar, por meio da Secretaria de Saúde, recursos para manutenção do Hospital Vete­rinário. Serão repassados R$ 720 mil, de setembro a dezembro deste ano, para a Associação Nacional de Clínicos Vete­rinários de Pequenos Animais (Anclivepa) a título de subvenção. A entidade venceu o chamamento público para implementação, operacionalização e gerenciamento dos serviços veterinários, com vigência de 12 meses.

O presidente do Legislativo e autor do projeto, Pery Cartola (PSDB), destacou em sua página rede social, que a “estruturação e equi­pamentos do hospital serão por conta da instituição vencedora, sendo assim, não será utilizada verba pública para sua implementação, mas apenas o custeio mensal dos serviços no valor de R$ 180 mil”.

O futuro hospital veterinário municipal será instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no bairro do Rudge Ramos. O equipamento contará com consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. A estrutura será operada e gerenciada por organização pela Anclivepa pelo período de 12 meses consecutivos, podendo ser prorrogado.

A proposta prevê que nos três primeiros meses serão castrados 700 animais. Após esse período e até o término do convênio serão 500 cas­trações mensais para atender a grande demanda no município. Também serão ofe­recidos outros tipos de tratamentos para os animais.

Em entrevista recente ao Diário Regional, o prefeito Orlando Morando afirmou que o hospital é demanda antiga da população e que deve ser entregue até setembro. “O animal doméstico passou a integrar a família. As pessoas de baixa renda, muitas vezes, não têm condições de levar seu bicho de estimação ao veterinário, não é barato. Então, teremos o primeiro Hospital Veterinário público do ABC, o qual, além do atendimento, fará a castração de foram gratuita, para organizarmos melhor a situação dos animais que vivem nas ruas. A castração é uma forma de assegurar um crescimento não desproporcional de animais. O hospital tem um apelo muito grande da sociedade, e acredito que até setembro já tenhamos ele funcionando”, destacou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*