
A Câmara de São Bernardo aprovou nesta quinta-feira (2), com 20 votos favoráveis e três abstenções, projeto de lei do prefeito Orlando Morando (PSDB) que visa autorizar a concessão, pelo Paço, de terreno ao Serviço Social do Comércio (Sesc) para a instalação da primeira unidade da instituição na cidade.
A área de 21.600 m², situada na Avenida Lucas Nogueira Garcês, no Jardim do Mar, também abriga o icônico Estúdio e Pavilhão Vera Cruz. Depois de sancionada pelo prefeito, a lei será publicada na edição desta sexta-feira no Jornal Notícias do Município.
A lei autoriza a concessão de direito real de uso do terreno nas próximas nove décadas. Quando a construção do novo Sesc for finalizada, a lei prevê a possibilidade de doação do imóvel em definitivo. O Conselho Regional do Sesc-SP estima iniciar as tratativas para a construção do equipamento em 2020, com a conclusão até 2023. O valor estimado de investimento na construção é de R$ 150 milhões.
“Esta gestão tem buscado dar destinação aos imóveis municipais sem uso. Meu sonho era concluir as construções inacabadas e dar a finalidade que o Vera Cruz – pela sua relevância na história da cidade – merece. Com a aprovação deste projeto pela Câmara, demos mais um passo para transformar este local em um novo Sesc, um grande complexo de lazer, cultura, esporte e entretenimento para a população”, afirmou Morando.
NOVO SESC
A unidade será erguida em uma área prevista de 19.328 m², com piscinas coberta e descoberta, odontologia, ginástica multifuncional, salas multiuso, sanitários, apoio operacional, ginásio poliesportivo, área para exposições, praça de alimentação, galpão multiuso e teatro com mais de 800 lugares, que deve ser um dos maiores da cidade.
A planta apresentada pelo Sesc-SP respeita o projeto assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi em meados da década de 1990, e que ficou inacabado. Entre os projetos desenvolvidos por Lina está o do Museu de Arte de São Paulo (Masp), cujo prédio completou 50 anos em 2018. A inspiração dela para desenvolver o antigo Centro de Convivência Vera Cruz, na década de 1990, foi o Sesc Pompeia, que ela também planejou.
Tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo (COMPAHC), os pavilhões continuarão sob a administração da prefeitura. Esses espaços têm recebido gravações – em parceria com a Endemol – desde a retomada do Estúdio Vera Cruz pela prefeitura.
Desde 2017, apresentadores como Luciano Huck, Xuxa e Gugu Liberato passaram por lá, além de outros grandes nomes, como Gisele Bündchen, o astro do futebol Neymar e o cantor baiano Carlinhos Brown.
Quando não utilizado para o entretenimento, o local abre espaço para exposições e feiras de negócio, como as feiras de Noivas e de Malhas.
Quero dar quando vai ter pré escola em horário integral precisamos urgente aqui no vera cruz são Bernardo