Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Câmara de São Bernardo aprova CPI para investigar tarifas de energia abusivas

A Câmara de São Bernardo aprovou nesta quarta-feira (24) a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas cobranças indevidas por parte da concessionária de energia elétrica, a Enel. Avalizada por meio de acordo de liderança, a CPI tem como objetivo apurar denúncias de cobranças indevidas e as falhas no atendimento aos moradores prejudicados.

Entre as principais recla­mações está a suspensão, por parte da empresa, da leitura dos relógios de energia elétrica e o início da cobrança da tarifa por meio do cálculo do consumo residencial nos últimos 12 meses.

A proposta é questionar a concessionária sobre os critérios usados nesse cálculo, uma vez que os valores cobrados são muitas vezes superiores à média do período. Além disso, há relatos de falhas graves nos canais de atendimento ao consumidor.

De acordo com os vereadores, os problemas surgem justamente em um momento de dificuldade financeira para grande parte da população, que vem sendo impactada pela crise do novo coronavírus.

A comissão tem ago­ra prazo de 120 dias, pror­rogáveis, para dar pros­seguimento às investigações. Com a aprovação, vereadores poderão con­vocar representantes da concessionária para prestar esclarecimentos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*