Política-ABC, Santo André, Sua região

Câmara de Santo André realiza sessão solene em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência

Câmara de Santo André realiza sessão solene em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência
Sessão contou com tradução em Linguagem Brasileira de Sinais. Foto: Divulgação/Câmara SA

A Câmara  de Santo André realizou, na tarde desta quarta-feira (23), Sessão Solene em comemoração ao Dia da Pessoa com Deficiência. O evento, que foi comandado pelos vereadores Pedrinho Botaro e Fumassa, ambos do PSDB, ocorre na Casa desde 2001. Neste ano, o tema foi “Pessoa com Deficiência Existe! Deve ser amada, respeitada e incluída”.

Fumassa destacou a necessidade do exercício de empatia por parte dos governantes e de toda a população. “Temos que nos colocar no lugar do outro para entender as dificuldades de cada um. Só assim Santo André vai se tornar uma cidade acessível”.

O presidente da Câmara, Pedrinho Botaro, ressaltou que todos têm limitações, até quem se imagina perfeito. “Super-Homem perdia todos os poderes quando exposto à kryptonita. Assim ocorre conosco também: temos defeitos e limites, inclusive quem ocupa cargos públicos e, às vezes, se imagina imbatível”.

A sessão contou com tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O Delegado de Proteção ao Idoso da Seccional de Santo André, Darci Freitas, disse que há semelhanças nos problemas enfrentados por idosos e pessoas com deficiência. “As dificuldades que esses grupos suportam são parecidas. Então é preciso lutar por melhorias, e essa Sessão faz parte dessa luta, por mais acessibilidade e reconhecimento”.

A Assistente de Diretoria na Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários da Prefeitura de Santo André, Patrícia Moretti, listou serviços disponíveis na cidade para as pessoas com deficiência, como o programa Nanasa (Núcleo de Natação Adaptada), o CAEM (Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar) e a biblioteca braile, que fica no Paço Municipal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*