Política-ABC, Santo André, Sua região

Câmara de Santo André confirma afastamento da vereadora Elian Santana por 180 dias

A Câmara de Santo André afastou, nesta quarta-feira (28), a vereadora Elian Santana (SD) do exercício de suas funções parlamentares e sua chefe de gabinete, Lucilene Aparecida Ferreira França, pelo prazo de 180 dias. A medida cumpre determinação judicial. O Solida­riedade, por meio de nota, afirmou que suspendeu a filiação de Elian e enviou a denúncia à comissão de ética do partido.

A defesa da vereadora e da chefe de gabinete dela não foram encontradas para comentar a decisão. O gabinete de Elian está fechado desde a operação da PF. A Câmara de Santo André informou, por meio de nota, que “presa pela transparência e está à disposição para esclarecimentos”.

O CASO

A Polícia Federal (PF) e a Força Tarefa de Repressão a Crimes Previdenciários prenderam, na segunda-feira (26), Elian Santana  no âm­bito da Operação Barbour, deflagrada com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em fraudar a Previdência Social.

O inquérito policial foi ins­taurado em junho deste ano, após a PF receber informações de inteligência da Secretaria de Previdência Social, que havia detectado inconsistências nos pedidos de aposentadoria na agência de Diadema.

As investigações apontam que, nos pedidos suspeitos, os trabalhadores apresentavam documentos falsos para comprovar condições insalubres ou perigosas, o que possibilitava contagem diferenciada – a menor – para a obtenção da aposentadoria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*