Política-ABC, Santo André, Sua região

Câmara de Santo André aprova criação do SAMU Animal

Projeto prevê que os animais socorridos deverão ser levados para receber atendimento na estrutura do futuro Hospital Públicos Veterinário do munícipio

Dra Ana Veterinária: “O serviço ficará disponível 24 horas, com atendimento para cães, gatos e demais animais". Foto: Divulgação
Dra Ana Veterinária: “O serviço ficará disponível 24 horas, com atendimento para cães, gatos e demais animais”. Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Santo André aprovou, em segunda votação, o projeto de lei de autoria dos vereadores Dra. Ana Veterinária (União Brasil) e Rodolfo Donetti (Cidadania), que autoriza Santo André a instituir o serviço de atendimento móvel veterinário, chamado de SAMU Animal. O projeto segue para a sanção do Executivo.

“Com base em informações fornecidas por órgãos competentes e com minha experiência de quase vinte anos como médica veterinária, sei que são muitos os registros de atropelamento, envenenamento e agressões contra animais em nossa cidade, que ainda não dispõe de atendimento veterinário móvel para atender esses casos de urgência”, explica Dra. Ana.

O projeto prevê que os animais socorridos deverão ser levados para receber atendimento na estrutura do futuro Hospital Públicos Veterinário do munícipio, que está em fase final de construção. O transporte será feito com veículos que, atualmente, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal e a Gerência de Controle de Zoonoses já possuem, e devem ser adaptados com maca, caixa de transporte, além de materiais necessários para casos de emergência.

“O serviço ficará disponível 24 horas, com atendimento para cães, gatos e demais animais, principalmente aqueles atropelados, em situação de risco, soltos em vias públicas ou que sofreram maus-tratos. Será feita uma avaliação para verificar a necessidade de cirurgia ou algum tratamento especial”, conclui a parlamentar.

Se sancionado o projeto, o SAMU Animal poderá ser acionado pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (Cobom), Guarda Municipal, Gerência de Controle de Zoonoses ou Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*