Economia, Notícias

BYD pode comprar fábrica da Ford para produzir caminhões elétricos

BYD pode comprar fábrica da Ford para produzir caminhões elétricos
Fábrica da Ford em São Bernardo encerrou operações em outubro. Foto: Arquivo

O presidente da Ford América do Sul, Lylle Watters, afirmou que há outros grupos interessados na compra da fábrica da montadora em São Bernardo, sem citar nomes. Há rumores no mercado de que seria a chinesa BYD, que produz ônibus elétricos em Campinas, no Interior do Estado, mas nenhum dos lados confirmou.

A fábrica da Ford encerrou operações no final de outubro. Desde então, várias especulações surgiram sobre possíveis interessados na aquisição. Entre as empresas figura a BYD, que estaria estudando a possibilidade de utilizar a instalação para produzir caminhões elétricos destinados ao mercado brasileiro e a países vizinhos.

A BYD chegou ao Brasil em 2014, após investir R$ 200 milhões na fábrica de Campinas para montagem de chassis de ônibus. O empreendimento iniciou a operação em 2016. Um ano depois, a empresa de origem chinesa inaugurou, no mesmo local, produção de painéis de energia solar.

Como negociações intermediadas pelo governador João Doria (PSDB), o Grupo Caoa chegou a manifestar formalmente, em setembro, o interesse na compra da unidade. Porém, após dez meses de conversas, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono da empresa brasileira, admitiu serem “remotas” as chances de fechar o negócio.

Dos 2,7 mil trabalhadores que a planta tinha no início deste ano, quando a Ford anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo, somente 600 – da área administrativa – foram mantidos. Watters, contudo, disse ter esperança de que vai encontrar “uma boa solução para a fábrica” do ABC.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*