Uncategorized

BRK Ambiental amplia acesso a serviços para clientes com deficiência

A BRK Ambiental, empresa privada do setor de saneamento básico do Brasil com atuação em Mauá, vem promovendo uma série de ações para ampliar a inclusão e a acessibilidade. A empresa conta com um programa interno para promover ações relacionadas à diversidade, o Diversifik, que neste período de pandemia ajudou a estruturar inciativas de acesso a clientes com deficiência auditiva ou visual.

Com a covid-19, o foco do atendimento ao cliente e da prestação de serviços voltou-se para os meios digitais. Com isso, as ações de inclusão realizadas pela BRK Ambiental buscaram garantir que mais clientes tivessem acesso aos serviços, assim como que as pessoas com deficiência tivessem autonomia suficiente para navegar nos canais da companhia com facilidade, compreendendo as informações disponibilizadas.

Nas redes sociais da BRK, as imagens são descritas por meio da funcionalidade de texto alternativo. A tecnologia permite que aplicativos de audiodescrição – utilizados por deficientes visuais para navegação na internet – possam ter acesso ao conteúdo de imagens nas postagens.

Outro ambiente que conta com iniciativas inclusivas é o site da empresa. Para tornar o ambiente digital da BRK acessível, foi implementado o Hugo, um avatar que traduz de forma automática todo o conteúdo para Libras. Além disso, o site também conta com um leitor de tela para pessoas com baixa visão. No mês passado, a empresa registrou 55.677 palavras traduzidas pelo Hugo, proporcionando acessibilidade e inclusão para mais de mil pessoas.

“Trabalhamos para promover a inclusão e a disponibilidade de informações de maneira igualitária, possibilitando que todos os clientes usufruam os serviços que oferecemos com praticidade e eficiência”, explica Carlos Almiro, responsável pela área de sustentabilidade da BRK.

LIBRAS

No início da pandemia, a empresa desenvolveu o projeto ‘Saneamento que une’, uma minissérie com cinco vídeos com orientações sobre prevenção à covid-19 voltadas aos deficientes auditivos. Os vídeos contam com o conteúdo todo em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, além de narração e legendas em português, e estão disponíveis no perfil de Youtube da companhia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*