Minha Cidade, Sua região

Braskem leva educação ambiental a alunos

Estudantes de 6 a 12 anos de toda região participam da formação. Foto: Divulgação

Empenhada em contribuir para a formação de cidadãos conscientes, a Braskem, produtora de resinas termoplásticas, desenvolve desde o ano passado projeto de sustentabilidade na rede pública de ensino do ABC. O “Programa Braskem de Educação Ambiental” tem como objetivo difundir conceitos relevantes para a preservação de recursos naturais e consumo responsável.

Segundo o gerente de Relações Institucionais da petroquímica, Flávio Chantre, o programa reuniu e ampliou as ações desenvolvidas pela companhia com foco na promoção de comportamento sustentável na região. “Entendemos que o desempenho dos nossos negócios deve estar atrelado ao progresso da comunidade onde estamos inseridos. Este ano, o projeto alcançou 10 escolas e dobrou o número de alunos capacitados, cerca de 600 crianças de 9 a 12 anos, resultado superior ao de 2015”, afirmou.

Realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e o Instituto Akatu, a iniciativa dura cerca de sete meses, com uma pausa para as férias escolares. Nesse período, são realizados três encontros de capacitação, sob as temáticas “Ar e Meio Ambiente”, em maio; “Água”, em junho; e “Solo”, em agosto. Cada escola participante é representada por duas turmas do quarto ao sexto ano do ensino fundamental, que se tornam multiplicadoras dos conhecimentos aprendidos entre demais professores e alunos.

A agente de Responsabilidade Social do Sesi-SP, professora e coordenadora pedagógica do projeto, Camila Urfali Dias da Silva, explicou que a formação de jovens multiplicadores de ideias sustentáveis é fundamental para a mudança de comportamento e, consequentemente, para a conversação do meio ambiente.

“Atendemos escolas públicas da região e favorecemos o acesso à educação ambiental por meio de atividades interativas que incentivam os participantes a atuarem de forma sustentável. Pessoalmente, é gratificante ministrar as capacitações e observar que, por meio delas, nosso ideal de promover a mudança de comportamento ambiental se concretiza, e que a formação desses multiplicadores faz diferença na comunidade”, relata.

Comunidade Ecofashion

O desafio final do programa é a participação no Comunidade Ecofashion, atividade promovida pela Braskem na região desde 2010 e integrada pelo Programa Braskem de Educação Ambiental. Realizado em parceria com o Ecotece, o Ecofashion consiste na confecção de roupas com materiais recicláveis. Seu maior objetivo é estimular as crianças de forma lúdica para os conceitos da reutilização e da reciclagem. O projeto é a oportunidade de os multiplicadores compartilharem seus conhecimentos mostrando que a sustentabilidade está em tudo, inclusive na moda.

Neste ano, os alunos de uma turma de cada escola desenvolvem uma criação em conjunto. O trabalho em equipe, que unirá o professor e todos os alunos da sala, está sendo desenvolvido desde o mês passado. Ao final do projeto, ação será realizada para exibir e reconhecer as criações de todas as turmas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*