Brasil, Editorias, Notícias

Bolsonaro tem 57,5% de aprovação, diz pesquisa CNT

Bolsonaro tem 57,5% de aprovação, diz pesquisa
Avaliação do início do governo Bolsonaro é inferior ao dos começos das gestões Lula e Dilma. Foto: Wilson Dias/ABr

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) é aprovado por 57,5% da população, de acordo com pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (26), a primeira desde a sua posse. Sua rejeição é de 28,2%, enquanto 14,3% disseram que não sabem ou não quiseram responder.

Os seus primeiros dois meses de governo são avaliados positivamente por 39% dos entrevistados, número menor que o obtido por seus antecessores Luiz Inácio Lula da Silva (57%), em 2003, e Dilma Rousseff (49%), em 2011. Supera, porém, as avaliações positivas de Fernando Henrique Cardoso no início do seu primeiro mandato (31%) e de Michel Temer (11%).

Segundo a pesquisa 11,2% dos entrevistados avaliam o governo Bolsonaro como “ótimo” e 27,7% como “bom”. A avaliação negativa é de 19%. Destes, 7,2% avaliaram o governo como “ruim” e 11,8%, como “péssimo”. Os que avaliaram o governo como regular são 29%, e 13% não sabem ou não responderam. O levantamento mostra que a maior parte dos entrevistados está otimista com o novo governo – 57,6% avaliam que o presidente mudará a vida das pessoas para melhor, 27,5% consideram que a situação não mudará e 8,1% acham que mudará para pior.

A pesquisa ainda mostrou que a maioria desaprova a interferência dos filhos do presidente no governo – o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), pivô da demissão do secretário-geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Questionados sobre se acreditam haver esta interferência, 56,8% responderam sim e 75,1% disseram que não deveriam interferir.

Foram realizadas 2.002 entrevistas em 137 municípios de 25 Estados entre os dias de 21 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*