Editorias, Notícias, Política

Bolsonaro lidera disputa em cenário sem Lula, aponta Ibope

Bolsonaro lidera disputa em cenário sem Lula, aponta Ibope
No cenário com o ex-presidente, o petista aparece com 37% e Bolsonaro, 18%. Foto: Arquivo

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto à Presidência em um cenário sem Lula, segundo pesquisa Ibope/Estado/Globo divulgada nesta segunda-feira (20). O capitão reformado aparece com 20% da preferência, seguido por Marina Silva (Rede), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 9%. É a primeira pesquisa do instituto desde o início oficial da campanha. O candidato do PSDB, Ge­raldo Alckmin, é o quarto colocado na pesquisa, com 7% das intenções de voto. Aparece tecnicamente empatado com o provável substituto de Lula na disputa, Haddad (PT), que tem 4%.

Condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula é virtualmente inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O PT tenta na Justiça garantir a candidatura. No cenário com Lula, o petista aparece com 37% e Bolsonaro, 18%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01665/2018.

Pesquisa CNT divulgada ontem, mostra que Lula tem a preferência de 37,3% dos eleitores ouvidos na pesquisa estimulada. Dessa parcela, 17,35% disseram que vota­riam em Fernando Haddad, candidato à vice-presidência na chapa petista, caso Lula não possa disputar a eleição.

Em segundo lugar, Jair Bolsonaro (PSL) registrou 18,3% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Marina Silva (da Rede, com 5,6%), o candidato do PSDB Geraldo Alckmin (4,9%) e Ciro Gomes, com 4,1%. Alvaro Dias (Podemos) tem 2,7% e os ou­tros candidatos não chegaram a pontuar 1%. Declararam voto branco ou nulo 14,3% dos entrevistados e 8,8% se disseram indecisos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto e ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09086/2018.

SÃO PAULO

Nas disputa pelo governo de São Paulo, o levantamento Ibope constatou empate técnico entre os candidatos João Doria (PSDB) e Paulo Skaf (MDB). O tucano aparece com 20% das intenções de voto, contra 18% do candidato do MDB. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos pelos pesquisadores 1.204 eleitores em todo o estado entre os dias 17 e 19 de agosto. A pesquisa foi registrada no TSE so número BR-05723/2018.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*