Economia, Notícias

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de março

Sistema vai comparar dados do boleto com os registrados na base da Febraban. Foto: ArquivoA partir de março, o cliente que atrasar o pagamento de uma conta poderá quitar o boleto vencido em qualquer banco, e não só naquele que emitiu a cobrança.

A novidade faz parte de um sistema de registro de boletos, que está em fase de implementação pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), chamado de Nova Plataforma de Cobrança.

O calendário de implementação dessa ferramenta se estende até dezembro, conforme o valor do título.

Os boletos serão registrados na plataforma na hora da emissão. Ao pagar o débito, o banco consultará a base para conferir se as informações estão corretas.

Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com os do sistema, a operação é validada. Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, explica a Febraban em nota.

O comprovante de pagamento será mais completo, com informações de juros, multa ou descontos aplicados sobre o valor cobrado.

Não entram na plataforma contas de consumo como energia e água, nem tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Se, para o consumidor, a vantagem é o fim da fila no banco, para empresas o ganho deve ser percebido na diminuição do risco de fraudes, segundo a Febraban.

Como os dados precisam obrigatoriamente coincidir, o golpe do boleto fica mais difícil de ser aplicado.

Quadrilha

Em 2014, a Polícia Federal e o FBI descobriram uma quadrilha internacional que contaminava computadores com vírus para que, na emissão de um boleto, o código de barra fosse alterado.

Com isso, ao invés de o vendedor de um produto ou serviço receber o pagamento, o valor caía na conta de fraudadores.

Os bancos devem convidar todos os emissores de boletos a entrar no cadastro de registro. O serviço é cobrado e pode ter preço mais alto, a depender da negociação que a empresa fizer.
De acordo com a Febraban, quem não aderir ao boleto registrado limitará seu cliente a pagar a conta apenas na instituição financeira que tiver emitido a cobrança, como ocorre atualmente com débitos em atraso.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*