Diadema, Política-ABC, Sua região

Benedita da Silva participa de evento em Diadema

Benedita foi a primeira mulher negra a se eleger vereadora no Rio em 1982 e senadora em 1994. Foto: Billy Boss/Câmara dos DeputadosO Fórum de Promoção e Igualdade Racial “Benedita da Silva”, de Diadema, realiza hoje (1º), às 10 horas, na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a entrega de certificados aos participantes da 4ª edição do curso de formação da História Africana e Afro Brasileira na cidade. O evento contará com a presença da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que dá nome ao Fórum. A parlamentar foi a primeira mulher negra a se eleger vereadora no Rio de Janeiro em 1982 e senadora em 1994.

O Fórum de Promoção e Igualdade Racial “Benedita da Silva” foi fundado em 2012 por lideranças e representantes das entidades e associações dos movimentos negros no município, que há mais de 20 anos vêm se reunindo e discutindo políticas de ações afirmativas e a erradicação de toda e qualquer forma de racismo e de preconceito em Diadema. “O objetivo deste curso é ampliar os nossos conhecimentos sobre a história e a realidade de lutas dos movimentos negros brasileiro, com ênfase no nosso município”, explicou a coordenadora do Fórum, Márcia Regina Damasceno.

“O curso também pretende colaborar e contribuir na aplicação das leis federais 10.639/03 e 11645/08 que alterou a Lei de Diretrizes Básicas do Estado Nacional, tornando obrigatória a inclusão das culturas africanas e afro-brasileira, e a história do povo indígena na estrutura curricular do Ensino Fundamental e Médio público e privado, bem como também discutir, divulgar e fazer valer o Estatuto de Igualdade Racial aprovado em 16 de junho de 2010”, completou.

O curso, que agora certifica os 70 participantes, teve início em 11 de março. Com aulas aos sábados, das 9h às 12h30. Foram 13 encontros abordando temáticas e questões raciais, saúde, legislação de enfrentamento ao racismo, dados estatísticos de genocídio de jovens negro, os desafios de desigualdades sociais e raciais enfrentados pela mulher negra, adoecimento da população negra, cultura, intolerância religiosa para com religiões afro-brasileira, mercado de trabalho, entre outros temas. O curso é apresentado por palestrantes voluntários.

Serviço– A entrega de certificados da 4ª edição do curso de formação da História Africana e Afro Brasileira em Diadema acontece hoje, às 10 horas, na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Avenida Encarnação, nº 290, bairro Piraporinha, em Diadema.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*