Arte & Lazer, Dança

Bboys de Diadema representam o Brasil em evento de breaking nos Estados Unidos

Bboys de Diadema representam o Brasil em evento de breaking nos Estados Unidos
O breaking ou b-boying é um estilo de dança de rua que faz parte da cultura do hip-hop. Foto: Divulgação

Dois bboys de Diadema, HP Klinger e Luan San, embarcam amanhã (7) para a cidade de Los Angeles (USA), a fim de participar da Freestyle Session uma das maiores competições de breaking do mundo. O breakdance, também co­­nhecido como breaking ou b-boying , é um estilo de dança de rua que faz parte da cultura hip hop, criada na década de 1970 em Nova York (EUA).

HP Klinger e Luan San são frequentadores da Casa do Hip Hop de Diadema e integram o grupo Funk Fo­ckers, único coletivo brasileiro de breakdance a conquistar o título mundial da modalidade no “Hip Opsession”, edição 2015, realizado na França. O grupo tem reco­nhecimento internacional e já se apresentou em mais de 25 países das américas do Norte e Latina, Europa e Ásia.

Segundo HP Klinger, o evento teve forte influência na formação do grupo. “O Freestyle Session acontece há mais de 20 anos. Em 2014 fomos representando a América Latina e Diadema. Há pessoas do mundo todo participando. É um dos principais eventos na cena do breaking. Este ano fomos convidados de novo para representar o Brasil. Este evento é muito importante para nós, porque quando começamos a dançar, na época conseguíamos VHS (fita de vídeo) e isso nos influenciou muito, pois nos fez ter outra visão sobre o hip hop. Então, quando participamos em 2014 foi muito emocionante e estamos empolgados em representar novamente Diadema e a América Latina este ano”, destacou.

O GRUPO

Formado por dez integrantes, quatro de Diadema e os demais de Sumaré e Ribeirão Preto, o Funk Fockers existe desde 2008. O trabalho do grupo é calcado em pesquisas das manifestações da cultura do hip hop, das quais surge a inspiração para criação das performances apresentadas no Brasil e no estrangeiro.

Os participantes do Funk Fockers também atuam em atividades socioeducativas como o Projeto S.U.J.O. – Sintonia Urbana de Juntas e Objetivas. Desenvolvido em parceria com o Coletivo Fuligem, da cidade de Ribeirão Preto, o projeto propõe conectar a cultura de rua com os meios virtuais, buscando dar mais visibilidade ao breaking e as suas vertentes dentro da cultura dos quatro elementos do hip hop (MC: composição/ poesia; DJ: música/ritmo; dança: b-boy/b-girl; Grafite: arte visual)

O grupo tem a Casa do Hip Hop como local de treinos abertos, workshops e compartilha sua vivencia e experiência com jovens buscam aprimoramento. Desde 2014 o Funk Fockers integra parte da equipe gestora do centro cultural.

Serviço – O Centro Cultural Casa do Hip Hop fica na Rua 24 de Maio, 38 m Jardim Canhema. Mais informações pelo telefone 4075-3792.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*