Esportes, Futebol

Barcelona cai no ‘grupo da morte’ na Liga dos Campeões

Barcelona cai no "grupo da morte" na Liga dos Campeões
Real Madrid caiu no grupo do PSG, Brugge (Bélgica) e Galatasaray (Turquia). Foto: Divulgação/Uefa

O Barcelona deu azar no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, realizado nesta quinta-feira (29) em Montecarlo, no Principado de Mônaco, e caiu no chamado “grupo da morte”, o considerado mais difícil.

O time do craque argentino Lionel Messi terá pela frente, no Grupo F, rivais de tradição no continente como Borussia Dortmund, da  (Alemanha) e Inter de Milão (Itália) na luta por uma das duas vagas de sua chave às oitavas de final. O Slavia Praga, da República Checa, tem tudo para ser o “saco de pancadas” dentro deste grupo.

No evento desta quinta-feira, além do sorteio dos grupos, a Uefa premiou os melhores jogadores da temporada passada, que teve o Liverpool como campeão. No Grupo E, o time inglês terá pela frente o velho conhecido Napoli, pois os dois se enfrentaram na mesma fase de grupos da edição passada, com uma vitória para cada lado. Os outros rivais serão RB Salzburg (Áustria) e Genk (Bélgica).

Nesta edição, o vice-campeão Tottenham terá caminho mais tranquilo para tentar avançar ao mata-mata da competição. Enfrentará Bayern de Munique, Olympiacos (Grécia) e Estrela Vermelha (Sérvia) no Grupo B, enquanto no torneio anterior sofreu para eliminar a Inter de Milão em uma chave que também tinha o Barcelona.

Maior vencedor da Liga dos Campeões, com 13 títulos, o Real Madrid tenta se reerguer depois de uma temporada sofrível, na qual foi eliminado nas oitavas de final pelo Ajax. Nesta edição, nem cabeça de chave foi e, assim, terá como um dos adversários, no Grupo A, o Paris Saint-Germain, que busca a sua primeira conquista na história. Pelo menos os outros rivais não deverão dar tanto trabalho: Brugge (Bélgica) e Galatasaray (Turquia).

Quem está em uma chave com certo equilíbrio é a Juventus. O time do atacante Cristiano Ronaldo caiu no Grupo D e terá um reencontro com o Atlético de Madrid. Os dois se cruzaram nas oitavas de final da edição passada e a equipe italiana passou no sufoco ao reverter  derrota por 2 a 0, na Espanha, com triunfo por 3 a 0 na Itália, com três gols do craque português. O Bayer Leverkusen (Alemanha) pode dar algum trabalho e o Lokomotiv Moscou (Rússia) deverá ser apenas coadjuvante desta chave.

O início da fase de grupos da Liga dos Campeões está marcada para 17 de setembro. Esta etapa, com seis rodadas, terá seu término em 11 de dezembro. A decisão, marcada para 30 de maio de 2020, acontecerá em Istambul, na Turquia, no estádio Olímpico Atatürk, que já recebeu a final europeia na temporada 2004/2005, quando o Liverpool foi campeão com vitória nos pênaltis sobre o Milan.

PREMIAÇÃO

Zagueiro do Liverpool que conquistou o título da Liga dos Campeões neste ano, o holandês Van Dijk foi eleito pela Uefa  o melhor jogador da Europa na temporada 2018/19. O defensor superou o português Cristiano Ronaldo (Juventus) e Lionel Messi (Barcelona), outros dois finalistas da principal premiação do continente. O argentino, porém, teve como “consolo” o fato de que foi escolhido o melhor atacante. O brasileiro Alisson, do Liverpool, foi eleito o melhor goleiro.

Confira os grupos da próxima edição da Liga dos Campeões:

GRUPO A: Paris Saint-Germain-FRA, Real Madrid-ESP, Brugge-BEL e Galatasaray-TUR;

GRUPO B: Bayern de Munique-ALE, Tottenham-ING, Olympiacos-GRE e Estrela Vermelha-SER;

GRUPO C: Manchester City-ING, Shakhtar Donetsk-UCR, Dínamo Zagreb-CRO e Atalanta-ITA;

GRUPO D: Juventus-ITA, Atlético de Madrid-ESP, Bayer Leverkusen-ALE e Lokomotiv Moscou-RUS;

GRUPO E: Liverpool-ING, Napoli-ITA, Red Bull Salzburg-AUT e Genk-BEL;

GRUPO F: Barcelona-ESP, Borussia Dortmund-ALE, Inter de Milão-ITA e Slavia Praga-RCH;

GRUPO G: Zenit-RUS, Benfica-POR, Lyon-FRA e RB Leipzig-ALE;

GRUPO H: Chelsea-ING, Ajax-HOL, Valencia-ESP e Lille-FRA;

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*