Como esperava a maior parte do mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu por novo corte de 0,25 ponto porcentual nos juros básicos ontem (30), levando a Selic a 13,75% ao ano. A decisão foi unânime.
Foi a segunda vez que a taxa de juros básica da economia foi reduzida desde outubro de 2012. O BC iniciou o atual ciclo de cortes no dia 19 de outubro, quando os juros caíram também 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano.
No comunicado da decisão, o Copom afirmou que a atividade econômica está “aquém do esperado” – ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,8% no terceiro trimestre de 2016.
“A evidência disponível sinaliza que a retomada da atividade econômica pode ser mais demorada e gradual do que a antecipada previamente”, diz o documento.
O BC ainda destacou a situação externa como importante para a decisão, já que a eleição de Donald Trump à presidência dos EUA provocou instabilidade nos mercados e depreciação do real (a moeda americana à vista subiu 6,6% em novembro, para R$ 3,39), o que tem efeito inflacionário.
“No âmbito externo, o cenário apresenta-se especialmente incerto”, disse o Banco Central.