Destaque, Gastronomia, Serviços

Azeitona previne doenças. Aprenda receitas saudáveis e saborosas

PETISCO DO BEM

Rica em gordura de boa qualidade, em fibras e em vitaminas e minerais, a azeitona previne doenças, mas deve ser consumida sem exageros

Muito consumida como petisco ou em pizzas, saladas e pratos cozidos, a azeitona possui diversos nutrientes benéficos à saúde. Entre os fatores positivos em sua composição, destaca-se a grande concentração de gordura boa, que ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo.

Fruto da oliveira, o ingrediente também tem ferro, zinco, potássio e vitaminas E, C e A. “Entre elas, a E contribui para a saúde da pele e ajuda a aliviar sintomas em mulheres na menopausa”, orienta Cyntia Maureen, nutricionista na Superbom, empresa alimentícia.

Além da gordura boa -o ácido oleico, presente em 75% de cada unidade do alimento-, a grande quantidade de fibras da azeitona auxilia no bom funcionamento do intestino.

Na comparação entre as verdes e as pretas, especialistas dizem não haver muita diferença, a não ser na forma como são colhidas _as verdes ainda não estão maduras quando retiradas. “E são mais antioxidantes. Elas contribuem um pouco mais com a prevenção de câncer, já a preta, com a saúde do coração”, explica Cyntia.

Alessandra Coelho, nutricionista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, adverte que quem sofre de pressão alta deve evitar excessos. Ela explica que, após a colheita, a azeitona é curtida e conservada em água e sal, o que deixa alta a concentração de sódio. Ferver o fruto em água ajuda a reduzi-la: “Mas o sal nunca será totalmente retirado. O segredo é restringir o consumo desse fruto e não adicionar sal em pratos feitos com ele”, explica Alessandra.

Para quem não tem restrições, incluir a azeitona na dieta diária pode ser bom. “Mas o consumo deve ser moderado e fazer parte de uma alimentação saudável”, reforça Alessandra. A seguir, veja receitas que a Revista da Hora selecionou. (Karina Matias)

PATÊ DE BERINJELA E AZEITONAS

Ingredientes

1 col. (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 berinjela média em cubos e com casca
7 g de tempero pronto em pó
1 col. (sopa) de vinagre
50 g de azeitonas pretas e sem caroço
200 g de creme de leite
1 col. (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a berinjela e o tempero pronto. Tampe e cozinhe por cerca de 15 minutos. Espere amornar e bata no liquidificador com o vinagre, as azeitonas e o creme de leite. Despeje em uma tigela, adicione a salsa e leve à geladeira. Sirva com torradinhas ou biscoitos salgados.

AZEITONA RECHEADA E EMPANADA

Ingredientes

40 azeitonas verdes grandes e
sem caroço
1 ovo
200 g de farinha branca
200 g de farinha de rosca
1 litro de óleo de soja
50 g de linguiças toscana moídas
100 g de carne moída de patinho
50 g de panceta moída
30 g de queijo parmesão ralado
150 g de tomate pelado
Sal, pimenta-do-reino preta, noz moscada,
azeite de oliva e leite a gosto

Modo de preparo

Refogue as carnes no azeite. Após dez minutos, acrescente o tomate pelado e tempere com o sal , a noz moscada e a pimenta. Quando o molho começar a secar, adicione o leite aos poucos, até terminar o cozimento (serão cerca de 20minutos, até ficar bem grosso). Deixe resfriar na geladeira por um dia. Na sequência, recheie as azeitonas com as carnes temperadas. Deixe descansar na geladeira por 30minutos. Esquente o óleo em uma panela alta e estreita. Misture em um recipiente a farinha de rosca com o queijo ralado. Empane as azeitonas da seguinte forma: na farinha branca, depois no ovo e, ao final, na farinha de rosca. Leve-as ao óleo fervente (o quanto der por vez) até ficarem douradas. Coloque-as para secar em papel-toalha e as sirva ainda quentes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*