Política-ABC, São Caetano do Sul, Sua região

Auricchio envia à Câmara projetos de lei que beneficiam profissionais da Educação

PL institui redução da jornada dos profissionais da educação de 44 para 40 horas semanais

Cerimônia de entrega das propostas foi realizada no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, Foto: PMSCS
Cerimônia de entrega das propostas foi realizada no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, Foto: PMSCS

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr, entregou à Câmara Municipal quatro projetos de lei que vão beneficiar profissionais da Educação e aprimorar a qualidade do ensino da rede municipal. A cerimônia de entrega das propostas foi realizada nesta sexta-feira (10/11), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns,

“Esses projetos, com o propósito de promover a valorização da carreira do magistério, vêm complementar o Plano de Carreira, que entrou em vigor a partir de março deste ano (pela Lei n° 6.065, de 16 de novembro de 2022)”, explicou Auricchio.

Segundo o prefeito, a cidade contou com a ajuda da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) para a realização de estudos técnicos que deram a base jurídica necessária para a elaboração dos projetos de lei, e fez, também, estudos orçamentários para garantir a execução de projetos que concedem benefícios aos educadores dentro dos parâmetros de responsabilidade fiscal.

Em seguida, o prefeito explicou brevemente o teor dos projetos assinados e entregues à Câmara:

●    PL que institui função gratificada para equipes gestoras:  supervisores de ensino, diretores de escola, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais receberão gratificações de R$980 a cerca de R$2.300, conforme a função;

●    PL que institui 1/3 da formação na jornada: os professores dedicarão um terço de sua jornada total para o desempenho de atividades pedagógicas referentes à formação continuada em serviço, reunião e atendimento de pais ou responsáveis, horário de trabalho pedagógico, conselhos de classe, planejamento e demais ações determinadas pela Secretaria de Educação, sem a interação direta com as crianças e estudantes. “A formação profissional tem um impacto direto na educação ministrada na cidade”, comentou o prefeito.

●    PL que institui redução da jornada dos profissionais da educação de 44 para 40 horas semanais: serão beneficiados profissionais como Inspetor de Alunos; Instrutor de Libras; Porteiro; Servente Provedor; Técnico Auxiliar de Operação de Áudio Vídeo e Informática; Técnico Operador de Áudio Vídeo e Informática e Vigia.

●    PL que insere São Caetano do Sul na Associação Internacional das Cidades Educadoras: fundada em 1994, a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) é uma associação sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite o compromisso pode converter-se em membro ativo da Associação. São Caetano integra essa associação reafirmando seu compromisso com a educação de qualidade.

“É um dia feliz, em que fechamos um ciclo de conquistas para a Educação. Esse é mais um passo para garantir uma escola de qualidade com profissionais mais felizes e melhores remunerados”, destacou a secretária de Educação, Minea Paschoaleto Fratelli.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*