Diadema, Minha Cidade, Sua região

Aumenta demanda por curso de alemão no Centro de Estudo de Línguas da E.E. Orígenes Lessa, em Diadema

Aumenta demanda por curso de alemão no Centro de Estudo de Línguas da E.E. Orígenes Lessa, em Diadema
Leão, Luana, Paulo, Ângela, Arthur e Francielle comemoram certificação. Foto: Angelica Richter especial para o DR

A EE Orígenes Lessa, única unidade da rede estadual em Diadema que conta com Centro de Estudo de Línguas (CEL), comemora o aumento da demanda pelas aulas de alemão e a aprovação dos alunos do primeiro grupo do curso em exame de proficiência na língua alemã. O CEL está vinculado à Secretaria Estadual de Educação e o curso de alemão conta com parceria do Instituto Goethe.

“O CEL de Diadema é um projeto antigo, mas ainda é novidade na cidade. Com a divulgação na mídia houve maior procura para o curso de alemão e hoje estamos com 40 alunos”, pontuou Ângela Henriques, diretora da instituição.

Arthur Marques Siqueira, Luana Andressa França Cazarin, Paulo Henrique Rodrigues Ferreira e Francielle Gonçalves Teixeira estão co­memorando a certificação. Arthur, Luana e Paulo conquistaram a certificação Fit in Deutsch A1 (conhecimento básico do idioma) e o professor Eduardo Rodrigues Leão faz questão de destacar que o certificado é fruto do empenho dos alunos. “O teste é bem criterioso e segue os moldes das escolas alemãs. Os alunos que buscam a certificação são indicados pelos professores e tive a honra de ver todos os que indiquei passar no exame”, destacou Leão.

Luana terminou os módulos do curso de alemão e disse que pretende continuar o estudo do idioma. “Quero estudar na Alemanha, que é sonho antigo. Hoje não vejo minha vida sem o alemão.” Paulo destacou as mudanças que o curso lhe proporcionou. “Hoje consigo me expressar melhor, inclusive em alemão.” Já Arthur ressaltou que as aulas vão ajudar na busca por uma profissão. “Tem grande quantidade de empresas aqui que são alemãs e creio que o curso vai me dar vantagem na hora de procurar emprego”, ressaltou.

VIAGEM

Francielle foi aprovada com nota máxima no exame de proficiência que fez em meados de 2019 e ganhou em sorteio do Instituto Goethe, parceiro do CEL, uma viagem para Alemanha, com todas as despesas pagas. A jovem voltou no início deste mês com mais um certificado na bagagem, o Goethe-Zertifikat A2 – Fit in Deutsch.

“Fiquei na casa de uma família e foi muito legal. Ficava no Goethe o dia todo estudando. Tinham pessoas de várias partes do mundo. Estava muito tímida no início do curso, mas com o tempo fui me soltando, já que a aula era toda em alemão. Logo que cheguei eu procurava andar com outros brasileiros, mas depois de uns três dias já andava sozinha. O curso me ajudou muito, principalmente na questão do falar”, disse.

A estudante ressaltou que a experiência vai enriquecer seu currículo. A jovem trabalha na Prensas Schuler, em Diadema, e durante a viagem visitou a matriz, além de assistir a concertos.

Segundo Francielle, um dos fatos que mais marcou sua viagem, além da segurança, é o valor que os alemães dão para o estudo. “Lá, quem faz arte, música, pesquisa é valorizado, diferentemente do Brasil.”

O Instituto Goethe, além da viagem de Francielle, vai levar para Alemanha Leão, que passará por curso voltado a professores do idioma. “Além desse curso, me inscrevi em outro no ano passado e também fui chamado. Então, em breve estarei na Alemanha aperfeiçoando a forma de ensinar”, pontuou.

Serviço – A Centro de Estudo de Línguas da EE Orígenes Lessa fica na Rua Padre Antônio Tomás, 85 – Jardim Santa Elizabeth, Diadema. São disponibilizados cursos de alemão, inglês e espanhol. Mais informações pelos telefones 4066-3435 e 4066-6002.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*