Economia, Notícias

Até o fim de 2017, INSS quer liberar pedido de aposentadoria pela internet

Cidadão não vai precisar comparecer à agência para pedir a aposentadoria. Foto: Antonio Cruz/ABr

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) quer permitir que as pessoas façam pedidos de aposentadoria pela internet e, em alguns casos, comecem a receber o benefício sem ter de comparecer a uma agência do órgão.

O presidente do INSS, Leonardo Gadelha, informou à reportagem que será implementado um projeto-piloto no início do ano e a intenção é que, até o fim de 2017, se o projeto responder como esperado, o serviço seja oferecido a todos os segurados.

“A gente almeja fechar o ano de 2017 com esse serviço disponível ao cidadão”, afirmou Gadelha.

Primeiro, disse Gadelha, o órgão terá de acompanhar os resultados nas localidades em que o sistema for implementado como teste. O piloto começará por Mossoró (RN) e só depois será expandido.

Nos casos em que a documentação estiver em dia será possível que o segurado peça a aposentadoria e conclua o processo sem ter de pisar em uma agência do INSS, de acordo com o diretor de Benefícios do insti­tuto, Robinson Nemeth.

“As pessoas não precisarão ir à agência para requerer a aposentadoria, por exemplo. Se não tiver documentação pendente, não precisará comparecer. Boa parte do que está no sistema é considerada como prova plena”, disse.

Para o início de 2017, o INSS promete disponibilizar a plataforma “Meu INSS”, que já chegou a ser testada com o público interno e oferece serviços como agendamentos e declaração de regularidade do contribuinte individual, entre outros.

A principal funcionalidade, de simulação do tempo de serviço, será disponibilizada até março. Segundo Nemeth, o extrato vai passar a mostrar a soma do tempo de serviço.

“Hoje, o extrato não simula o tempo. Apresenta as empresas nas quais trabalhou, datas e repasses que a empresa fez”, afirmou Nemeth.

Pelo CPF

Os serviços a serem disponibilizados on-line são pro­curados por 1,2 milhão das cerca de 3,7 milhões de pessoas que vão às agências do INSS a cada mês. Segundo o instituto, será possível fazer as consultas a partir do número do CPF.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*