Arte & Lazer, Exposição

Artista plástica inaugura exposição que retrata o patrimônio cultural de Mauá

Artista plástica inaugura exposição que retrata o patrimônio cultural de Mauá
Exposição reúne obras que retratam o patrimônio cultural de Mauá e sua história, como a Praça 22 de Novembro (acima), cujo nome faz referência ao plebiscito de 1953 que deu ao município a emancipação política

A artista plástica Cristiane Carbone inaugura, nesta terça-feira (8), a exposição Retrato Mauá – Arte & História, projeto de sua autoria que integra artes visuais, história e educação pa­trimonial. A mostra, que ocorre na Pinacoteca Municipal (rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noemia), foi idealizada para as co­memorações de aniversário da cidade, que completa 66 anos no dia da abertura da exposição.

O vernissage não será aber­to ao público por conta das novas restrições sanitárias, mas será gravado e publicado nas redes sociais da artista. Contará com a colaboração do músico Pedro Avanço e de poetas de Mauá, que farão participações espe­ciais gravadas em homenagem ao município. A exposição permanecerá aberta à visitação até 10 de janeiro, de terça a domingo, das 9h às 17h, seguindo os protocolos sanitários de distanciamento social.

Cristiane vai expor 22 o­bras que retratam o patrimônio cultural material de Mauá e sua história, dos quais 13 quadros em óleo sobre tela e nove pinturas em aquarela de locais como o Museu Barão de Mauá, a capela da Santa Casa, a paineira histórica localizada na região central da cidade, o Cruzeiro de Pedra, o Marco de Pedra de 1925 e a Chaminé do Curtu­me, todos de grande valor histó­rico para os mauaen­ses, além de espaços e equipamen­tos pú­bli­cos conhecidos, co­mo o Tea­­tro Municipal, a Câm­a­ra Mu­nici­pal, a Pinacoteca de Mauá e a Gruta Santa Luzia.

O objetivo da artista com a exposição é despertar o senso de pertencimento dos munícipes em relação à história de Mauá, além de valorizar o pa­­­­­­t­rimônio cultural e material local. “Quando pensei no projeto, quis trazer para minha cidade o olhar que tenho sobre o pa­trimônio histórico, arquitetô­nico e natural nas artes plásticas e que desenvolvo em todo o país”, explicou Cristiane, que nasceu em Santo André, mas reside em Mauá desde 1977.

Cristiane diz que estava en­tre os objetivos do projeto tra­zer alunos das escolas da cidade à exposição. Porém, por conta da pandemia, a artista vai apostar nas atividades virtuais. “Decidimos fazer um vernissage diferente, gravado, no qual vou explicar a importância do local histórico de cada obra retratada.” A abertura ficará nas redes sociais da artista (Facebook @criscarbone e Instagram @criscarboneoficial), para quem quiser conhecer a exposição sem precisar ir até a Pinacoteca.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*