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Após falha há uma semana, monotrilho continua parado

Os trens do monotrilho da Linha 15-Prata, na zona leste de São Paulo, continuavam paralisados nesta sexta-feira (6), mais de uma semana após uma falha que provocou a suspensão das operações. Passageiros que utilizam a linha enfrentam transtornos para buscar outras alternativas de transporte público. O rompimento de um pneu em uma composição na quinta-feira da semana passada provocou a paralisação. No último fim de semana, foram realizados testes, mas a interrupção permaneceu nos dias seguintes.

Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), “toda a frota está sendo inspecionada pelo Metrô e pela fabricante Bombardier para garantir a retomada da operação com segurança”. Ainda não há previsão de quando o funcionamento voltará ao normal.

“A Linha 15-Prata permanece fechada para que técnicos da Bombardier continuem as inspeções dos trens e vias para identificar a causa dos danos aos pneus do monotrilho”, informou o Metrô, em nota publicada nas redes sociais ontem. Passageiros têm reclamado da demora para a retomada das operações do monotrilho.

A São Paulo Transporte (SPTrans) afirma que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi novamente acionado ontem pelo Metrô, entre as Estações São Mateus e Vila Prudente. Segundo o Metrô, 60 ônibus municipais cuidam do trajeto.

OBRAS

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), inaugurou em dezembro do ano passado as Estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15-Prata do monotrilho. A previsão inicial era de que elas seriam entregues em 2013.

A Linha 15-Prata faz integração com a Linha 2-Verde na Estação Vila Prudente. Para terminar a linha, falta apenas a Jardim Colonial. As obras foram retomadas, e a previsão é de entregar em 2021. Com as 11 estações concluídas, a Linha 15-Prata deverá atender cerca de 400 mil passageiros por dia. Na sequência estão previstas obras de prolongamento para Ipiranga e Cidade Tiradentes.

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