Política-ABC, Rio Grande da Serra, Sua região

Após declarar apoio a França, Maranhão é expulso do PSDB

Após declarar apoio a França, Maranhão é expulso do PSDB
Para Gabriel Maranhão, apoiar Márcio França fortalece Alckmin. Foto: Reprodução Facebook

O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, foi expulso ontem (23) do PSDB. Filiado ao partido desde 14 de julho de 2010, Maranhão esteve na semana passada em reunião com o governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), e declarou apoio à reeleição do socialista. O apoio público foi considerado pelo partido como infidelidade partidária, uma vez que o PSDB vai lançar como candidato a governador o ex-prefeito de São Paulo João Doria.

A expulsão já foi tornada pública no site do diretório estadual do partido. Além de Maranhão, também foi expulso ex-prefeito de Botucatu (SP) e atual secretário de Estado da Educação, João Cury. Segundo o presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, a legenda não pode obrigar ninguém a pensar de determinada forma, mas declarar publicamente o apoio a outro candidato é “inadmissível”.

“Há quatro ou cinco anos isso já havia acontecido com o Maranhão e a gente relevou”, lembrou Tobias, referindo-se à campanha presidencial de 2014, quando o prefeito declarou apoio à reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em detrimento da candidatura do correligionário e senador mineiro Aécio Neves. “Não me comuniquei diretamente com ele, mas pedi que os prefeitos do ABC, Serra (Paulo Serra, de Santo André), Morando (Orlando Morando, de São Bernardo) e Auricchio (José Auricchio Junior, de São Caetano) falassem”, completou.

Surpresa

Maranhão declarou-se surpreso com a decisão e afirmou que ainda não havia sido notificado. “Com que procedimento ele (Pedro Tobias) vem fazendo isso?”, questionou o prefeito. “Gostaria de saber se todas as pessoas do PSDB que ainda estão no governo também serão expulsas. Espero que a regra valha para todos”, argumentou. O prefeito de Rio Grande da Serra reiterou seu apoio a França e declarou que não entende como incompatível a sua posição e permanência na legenda. “Apoiar Márcio França fortalece nosso projeto maior de eleger Geraldo Alckmin presidente”, completou.

Para o coordenador regional do PSDB no ABC, Marcio Canuto, o desfecho já era esperado. “Maranhão é reincidente, e esse discurso (de que outros tucanos atuam no governo) para a gente é indiferente. Foi dado ao Pedro Tobias, em reunião da executiva, autorização para desligar do partido quem não segue as determinações e assim foi feito”, afirmou. “Temos candidato ao governo do Estado. Quem está junto, está. Quem não está, que pegue a mala e vá embora”, concluiu. Maranhão deve se filiar ao PSB.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*