A atuação do promotor de Justiça João Henrique Ferreira Pozzer resultou em decisão judicial determinando a aplicação de R$ 300 mil na compra, pelo município de Mauá, de 2.068 kits de teste para detecção do novo coronavírus. A verba é oriunda do pagamento de penas de prestação pecuniária pagas ao Juizado Especial Cível e Criminal daquela comarca.
O membro do MPSP formulou o pedido após trabalho de articulação com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação do ABC, responsável pela gestão do Complexo de Saúde de Mauá, apontar para a necessidade de o município acelerar os processos de identificação de eventuais casos suspeitos, de forma a permitir, na hipótese de confirmação de contágio, a adoção de providências imediatas de isolamento do munícipe enfermo, prescrição e administração da medicação adequada, além de orientação e monitoramento daqueles que mantiveram contato com a pessoa infectada.
Os recursos serão transferidos ao Complexo de Saúde de Mauá, que engloba Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, os serviços de Atenção Básica, Urgência e Emergência, Atenção Especializada, Proteção da Saúde e Vigilâncias e Farmácia Popular.