Economia, Notícias

APL do Cosmético discute novas tecnologias em encontro gratuito na Fatec

Setor criou APL no ano passado para ampliar negócios e driblar a crise econômica. Foto: Divulgação/PMDA Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Diadema recebe hoje (13), das 9h às 12h, a segunda edição do APL do Cosmético em Ação. O encontro de trabalho ampliado dos participantes do Arranjo Produtivo Local ocorre trimestralmente e tem como objetivo atualizar os integrantes sobre novidades no setor e discutir novas ações.

Inovação e pesquisas recentes para fabricação de produtos na área da beleza figuram entre os assuntos a serem abordados. Tatiane Gomes, da Nanovetores Tecnologia SA, de Florianópolis (SC), falará sobre a encapsulação de ativos. Vania Leite, presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), abordará as novidades em pesquisas científi­cas e suas relações com a indústria de cosméticos.

A encapsulamento de ativos é uma das técnicas mais usadas atualmente no setor. Com o método, é possível a adição de ativos nas formulas de cremes, repelentes, perfumes e produtos para hidratar cabelos, entre outros, de forma a obter resultado de longa duração. Uma loção, por exemplo, pode ter efeito de até oito horas.

Além das 33 empresas que integram o APL do Cosmético e das entidades parceiras, poderão participar do evento alunos e professores da Fatec Diadema, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A entrada é gratuita.

Criado em outubro do ano passado, o APL do Cosmético visa o fortale­cimento do setor, por meio da busca de novos mercados e da ampliação de negócios. Prefeitura de Diadema, ABC, Fatec, Senai, Unifesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras en­tidades, apoiam o projeto.

Estima-se que o ABC tenha cerca de 100 empresas do segmento de cosméticos, das quais 60 estão localizadas em Diadema.

Setor encolhe

O setor de higiene pessoal e beleza encolheu 6% no ano passado, para R$ 45 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Serviço – 2º APL do Cosmético em Ação. Hoje (13), das 9h às 12h, na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Diadema (Avenida Luiz Merenda, 443, Campanário). Entrada gratuita. (RL)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*