Diadema, Minha Cidade, Sua região

Apae Diadema oferece Programa de Estimulação Precoce para crianças com deficiência intelectual

APAE de Diadema oferece Programa de Estimulação Precoce
Programa de Estimulação Precoce envolve um atendimento articulado entre a equipe multidisciplinar com assistente social e a Rede Municipal de Saúde. Foto: Thiago Benedetti/PMD

Com o objetivo de intervir o mais rápido possível e terapeuticamente nos atrasos do desenvolvimento infantil e agravos neuropsicomotores que acometem a criança com deficiência intelectual ou múltipla na primeira infância, a Apae Diadema oferece o Programa de Estimulação Precoce.

Desde junho, aproximadamente 40 crianças de zero a 6 anos com deficiência intelectual e  recém-nascidos de risco (prematuridade extrema, pais usuários de drogas, entre outros) são atendidos por uma equipe que conta com assistente social, neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeutas, enfermeiro e terapeuta ocupacional. “O Programa de Estimulação Precoce envolve um atendimento articulado entre a equipe multidisciplinar com assistente social e a rede municipal de saúde”, explicou a coordenadora clínica do programa, Tatiana Duarte Serra.

Patricia de Oliveira Silva, mãe da Geovanna de 3 anos, conta que já é possível perceber a melhora da filha. “O equilíbrio dela está melhor. Vir aqui faz muito bem para ela. Além disso, os profissionais são extremamente capacitados. São excelentes. O programa é muito bom”, afirmou.

Para Pricila Carvalho de Macedo, mãe de Helloysa de apenas 1 ano, o programa é a concretização de um sonho. “Era um sonho. Hoje é um sonho realizado. Ela (filha) já está entendendo melhor. Sorrindo mais”, disse.

O encaminhamento das crianças foi realizado pelo Centro Especializado em Reabilitação dos pacientes encaminhados pela Unidade Básica de Saúde. “Este é um trabalho de extrema importância para a população de Diadema visto que quanto mais precoce for a abordagem nos pacientes e familiares, melhor será o desenvolvimento dessa criança”, ressaltou o secretário de Saúde, Luis Cláudio Sartori.

O principal resultado esperado é maior agilidade no tratamento diminuindo as possíveis complicações no desenvolvimento infantil e reduzindo agravos. O Programa de Estimulação Precoce tem duração de um ano e é financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

APAE Diadema

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Diadema, é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitamente no município de Diadema a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Serviço – APAE Diadema,  Avenida Dr. Ulysses Guimarães, 316 – Jardim Tiradentes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*