
Com o objetivo de intervir o mais rápido possível e terapeuticamente nos atrasos do desenvolvimento infantil e agravos neuropsicomotores que acometem a criança com deficiência intelectual ou múltipla na primeira infância, a Apae Diadema oferece o Programa de Estimulação Precoce.
Desde junho, aproximadamente 40 crianças de zero a 6 anos com deficiência intelectual e recém-nascidos de risco (prematuridade extrema, pais usuários de drogas, entre outros) são atendidos por uma equipe que conta com assistente social, neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeutas, enfermeiro e terapeuta ocupacional. “O Programa de Estimulação Precoce envolve um atendimento articulado entre a equipe multidisciplinar com assistente social e a rede municipal de saúde”, explicou a coordenadora clínica do programa, Tatiana Duarte Serra.
Patricia de Oliveira Silva, mãe da Geovanna de 3 anos, conta que já é possível perceber a melhora da filha. “O equilíbrio dela está melhor. Vir aqui faz muito bem para ela. Além disso, os profissionais são extremamente capacitados. São excelentes. O programa é muito bom”, afirmou.
Para Pricila Carvalho de Macedo, mãe de Helloysa de apenas 1 ano, o programa é a concretização de um sonho. “Era um sonho. Hoje é um sonho realizado. Ela (filha) já está entendendo melhor. Sorrindo mais”, disse.
O encaminhamento das crianças foi realizado pelo Centro Especializado em Reabilitação dos pacientes encaminhados pela Unidade Básica de Saúde. “Este é um trabalho de extrema importância para a população de Diadema visto que quanto mais precoce for a abordagem nos pacientes e familiares, melhor será o desenvolvimento dessa criança”, ressaltou o secretário de Saúde, Luis Cláudio Sartori.
O principal resultado esperado é maior agilidade no tratamento diminuindo as possíveis complicações no desenvolvimento infantil e reduzindo agravos. O Programa de Estimulação Precoce tem duração de um ano e é financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).
APAE Diadema
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Diadema, é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitamente no município de Diadema a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.
Serviço – APAE Diadema, Avenida Dr. Ulysses Guimarães, 316 – Jardim Tiradentes